segunda-feira, 14 de setembro de 2015

DECIFRANDO A PAIXÃO DA "FOLHA" PELO BONECO DO LULA




O que está por trás da paixão dos jornais pelo boneco de Lula

"A 'Folha' [jornal tucano], em editorial, faz uma declaração de amor aos bonecos produzidos pela ultradireita. Eles simbolizam, segundo a "Folha", a “crescente ojeriza” dos brasileiros pelo PT. Quer dizer: Dilma teve há seis meses 54 milhões de votos e se reelegeu para mais um mandato, o quarto consecutivo do PT.

Por Paulo Nogueira, no DCM

Mas, segundo a 'Folha' — que lutou tenazmente por Aécio [na eleição de 2014] ao lado dos demais jornais, rádios, tevês etc – o PT sofre de ojeriza aguda.

É uma maneira peculiar de ver as coisas.

Talvez a 'Folha' devesse olhar para o espelho. Um jornal que foi admirado pelos brasileiros progressistas, dos quais era leitura obrigatória, é hoje abominado por esse público.

Os anos do PT no poder desmascararam a 'Folha'. O jornal liberal mostrou ser tão conservador quanto o semimorto 'Estadão' [que também confessou em editorial ser um jornal tucano].

A cara da 'Folha', hoje, é uma mistura de seus colunistas Reinaldo Azevedo e Pondé.

Não surpreende, assim, o amor infinito pelos bonecos canalhas de grupelhos fascistas.

É uma paixão compartilhada pelos demais jornais. Os bonecos aparecem na primeira página com uma frequência extraordinária.

Não porque sejam notícia. Mas por ajudarem na fabricação da imagem do PT como um partido de bandidos, e de Lula e Dilma como chefes de bando.

Não que seja uma agremiação de anjos. Mas, numa escala de delinquência partidária, a supremacia definitivamente não é do PT.

PSDB/FHC simplesmente comprou sua reeleição. Aécio/PSDB colocou dinheiro público nas rádios da família, construiu um aeroporto particular com dinheiro público e foi citado por Youssef como beneficiário num esquema de propinas.

Mas é o PT que interessa aos jornais liquidar.

Não são boas as intenções por trás do movimento de destruição de imagem do PT.

O que as grandes empresas de mídia querem é o retorno de um presidente que perpetue os privilégios e as mamatas de que elas sempre gozaram.

Disse outro dia e repito: até um macaco teria feito a 'Globo' crescer tamanha a quantidade de dinheiro do contribuinte que, por variados caminhos, foram dar nos cofres da empresa.

Anúncios à base de 500 milhões de reais ao ano mesmo com a queda expressiva de audiência.

E estamos falando apenas de anúncios federais. Em todos os estados a 'Globo' morde o dinheiro público.

Acesso aberto, ao longo dos tempos, ao BNDES.

Como se não bastasse, os livros da editora 'Globo', se não foram nas últimas décadas um sucesso de público, encontraram nos governadores quem os comprasse em dose maciça.

As empresas de jornalismo brasileiras são visceralmente dependentes do dinheiro público.

É um caso de extraordinária inépcia que, mesmo tão favorecidas pelo Estado, tenham tantas vezes ficado à beira do colapso.

Deve-se criticar duramente o PT por não ter feito nada para alterar esse quadro da ligação vergonhosa entre governo e mídia.

Se é verdade o que Requião disse, o PT pagou, nisso, o preço de um pragmatismo estupidamente delirante.

Requião disse que Dirceu afirmou, logo no início da gestão Lula, que 'o PT tinha um canal de televisão: a Globo'
.

Dirceu achava, segundo Requião, que o dinheiro da publicidade compraria a simpatia dos Marinhos, como sempre acontecera.

Tancredo dizia que a esperteza, quando é demais, come o dono, e foi este o caso.

Agora, enfim, os chefes petistas parecem haver acordado para a realidade de que a imprensa quer fazer com eles o que fez, no passado, com Getúlio e Jango.

O uso obsessivo das imagens dos bonecos de Lula e Dilma são apenas mais um capítulo na desesperada tentativa de varrer o petismo."


FONTE: escrito por Paulo Nogueira, no "Diário do Centro do Mundo"-DCM. Transcrito no portal "Vermelho"  (http://www.vermelho.org.br/noticia/270035-6).

COMPLEMENTAÇÃO

RIGOROSO SIGILO SOBRE O PROPRIETÁRIO DO BONECO DE LULA

BONECO INFLÁVEL DE LULA "NÃO TEM DONO"



"Furado em um ato em SP há duas semanas, a polícia ainda não sabe quem é o dono oficial do Pixuleco, boneco inflável de Lula. O "Movimento Brasil", que se apresenta como responsável pela caricatura, diz ter a nota fiscal do inflável, mas se nega a dizer em nome de quem ela foi emitida, "por sigilo".

Do "Brasil 247"

Duas semanas após ter sido furado em um ato em São Paulo, o caso do boneco inflável do Lula ainda não foi resolvido. Segundo a colunista Mônica Bergamo, a policia ainda não sabe quem é o dono do Pixuleco.

O "Movimento Brasil", que se apresenta como responsável pela caricatura, diz ter a nota fiscal do inflável, mas se nega a dizer em nome de quem ela foi emitida, "por sigilo".

Um dos integrantes do movimento, Ricardo Honorato, afirma que ele custou R$ 12 mil mas não divulga o nome do fabricante, para "evitar retaliações". Do lado da autoria, o mistério também permanece: Emannuelle Thomaziello, acusada de "esfaquear" o fantoche, nega. A polícia não tem outros suspeitos.

O coordenador jurídico do PT, Marco Aurélio Carvalho, que representa a estudante Emannuelle, diz ser "uma pena" que o "Movimento Brasil" não revele em nome de quem foi emitida a nota..."

FONTE: do portal "Brasil 247"    (http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/196729/Boneco-infl%C3%A1vel-de-Lula-n%C3%A3o-tem-dono.htm).

Nenhum comentário: