quarta-feira, 16 de setembro de 2015

MARINHA COMPRA NA FRANÇA NAVIO DOCA MULTIPROPÓSITO


                   LPD Siroco (L 9012)


Marinha do Brasil confirma aquisição de LPD francês "Siroco"

Por Nicholle Murmel, no DefesaNet 

"A Marinha do Brasil confirmou no último dia 09 a compra do "Siroco" - antigo LDP freancês da classe Foudre. O navio será rebatizado com o nome "NDM Bahia", terá o número de casco G40 e será classificado como “Navio Doca Multipropósito”.

O "Siroco" é o segundo LPD da classe Foudre. A primeira unidade foi vendida ao Chile no final de 2011. O segundo navio foi descomissionado da Marinha francesa em julho deste ano. Lançado em 1996, o Siroco ainda é relativamente moderno. Uma delegação da MB conduziu avaliação extensa do navio em dezembro do ano passado.

O Comandante da Marinha, almirante Eduardo Leal Ferreira, através das portarias nº 388, 390 e 391, autorizou o envio do "Grupo de Inspeção, Apoio e Recepção do Navio Doca Multipropósito" à França em preparação para a entrega e viagem do navio para o Brasil. O grupo é responsável pelo processo de aquisição do navio, pela administração dos recursos no exterior e pela formação e treinamento dos futuros tripulantes. O contingente deve permanecer em Toulon até a incorporação do futuro "NDM Bahia" à Marinha, prevista para 31 de dezembro deste ano. O período pode se estender caso a MB decida modernizar ou modificar a embarcação.

O LPD da classe Foudre desloca 12 mil toneladas e acomoda quatro helicópteros como o Puma usado pelas forças francesas, quatro veículos terrestres e 450 militares (900 em uma missão curta), além da tripulação."

FONTE: reportagem de Nicholle Murmel no site "DefesaNet"  (http://www.defesanet.com.br/naval/noticia/20309/Marinha-do-Brasil-confirma-aquisicao-de-LPD-frances-Siroco/).

Nenhum comentário: