sexta-feira, 11 de setembro de 2015

NORTE-AMERICANO APONTA A MALDADE DAS AGÊNCIAS DE RISCO PARA PROMOVER A PRIVATARIA




Cães de guarda dos bancos, agências de classificação pregam o endividamento para depois promover a privataria

Agências de classificação e governos: endividar para privatizar


Por Michael Hudson*, no "Counterpunch", dos EUA (Reproduzido originalmente em 03.11.2013)

"No confronto financeiro que desponta hoje, as agências de classificação estão desempenhando um papel político de “executoras”, como guardiãs do crédito, para pressionar Islândia, Grécia e até mesmo os Estados Unidos para que sigam políticas orientadas aos credores, que inevitavelmente levam a crises financeiras.

Essas crises, por sua vez, forçam governos devedores a vender patrimônio público em condições de estresse. Perseguindo esse trabalho de cães de guarda dos bancos mundiais, as agências de classificação estão intensificando uma estratégia política que refinaram, ao longo de mais de uma geração, na arena corrupta da política doméstica dos Estados Unidos.

Em 1936, como parte das reformas do mercado financeiro norte-americano, promovidas pelo "New Deal" [políticas públicas do ex-presidente Franklin Delano Roosevelt para enfrentar a Depressão econômica], os reguladores proibiram os bancos e administradores financeiros institucionais de comprar títulos considerados “especulativos” pelos “reconhecidos manuais de classificação”.

Empresas de seguro, fundos de pensão e fundos mútuos submetidos à regulamentação pública foram obrigados a “levar em consideração” a visão das agências de análise de crédito, o que deu a elas um monopólio sancionado pelo governo.

Essas agências fazem dinheiro oferecendo suas “opiniões” (pelas quais nunca são legalmente responsáveis) a respeito da possibilidade de remuneração de várias graduações de títulos, de AAA (as dívidas asseguradas por governos, as que têm graduação top porque os governos sempre podem imprimir dinheiro para pagar) até as profundezas dos títulos "junk" [lixo].

As agências "Moody’s", "Standard and Poor’s" e "Fitch" se concentram principalmente em ações e títulos emitidos por corporações, estados e municípios.

Fazem dinheiro duas vezes na mesma transação quando cidades e estados equilibram seus orçamentos transformando patrimônio público em entidades privadas, que emitem novos títulos e ações.

Esse incentivo empresarial cria, nas agências de análise, uma antipatia por governos que se financiam na base do “pague de acordo com a necessidade” (o que Adam Smith apoiava), aumentando impostos sobre imóveis e outros bens, ao invés de tomar emprestado para cobrir os gastos.

O efeito dessa parcialidade hereditária é dar opiniões baseadas não no que é melhor, economicamente falando, para o governo local — e sim no que produz mais lucros para elas, agências.

Governos locais são pressionados quando o nível de endividamento sobe e provoca uma situação financeira severa. Os bancos cortam suas linhas de crédito e exortam as cidades e estados a pagar suas dívidas vendendo seu patrimônio público mais viável*.

Oferecer opiniões a respeito dessas práticas se tornou um grande negócio para as agências de análise. Então, é compreensível porque seus modelos de negócios se opõem a políticas – e a candidatos políticos – que apoiam a ideia de basear o financiamento público na cobrança de impostos — e não no endividamento. Esse interesse próprio influencia suas “opiniões”.

Para entender mais, clique aqui.

*PS do blog "Viomundo": No caso do Brasil, a Petrobras.

FONTE: escrito por Michael Hudson*, no "Counterpunch", dos EUA (reproduzido originalmente em 03.11.2013). Transcrito no blog "Viomundo"  (http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/caes-de-guarda-dos-bancos-agencias-de-classificacao-atuam-em-interesse-proprio-privatizacao-de-bens-publicos-gera-novos-clientes.html).

Nenhum comentário: