quarta-feira, 16 de setembro de 2015

URÂNIO ENRIQUECIDO NO BRASIL COMEÇA A ATENDER ANGRA 1


Brasil domina a tecnologia do enriquecimento de urânio desde os anos 1980 (Foto: Divulgação/MME)


Urânio enriquecido no Brasil começa a atender Angra 1

Domínio da tecnologia é estratégico e reduz dependência de fornecedores para a produção de combustível nuclear.

Saiu no "Portal Brasil":

"As 'Indústrias Nucleares do Brasil' (INB) produziram o primeiro lote de urânio enriquecido para ser usado na fabricação do combustível destinado ao abastecimento da Usina Angra 1. O enriquecimento é feito na 'Fábrica de Combustível Nuclear', em Resende (RJ).

O Brasil domina a tecnologia do enriquecimento de urânio desde os anos 1980. Em 2006, foi inaugurada a 'Usina de Enriquecimento', em Resende, e o urânio enriquecido desde esse ano será usado agora para produzir o combustível necessário para a recarga de Angra 1.

Segundo o presidente da INB, Aquilino Martinez, o Brasil [no momento] tem capacidade para enriquecer urânio para atender, por ano, 7% da demanda das usinas nucleares de Angra 1 e 2. O objetivo é ampliar essa capacidade para atender toda a demanda de combustível das duas usinas.

"Além de ser estratégico para a soberania do Brasil, o domínio da tecnologia do enriquecimento significa redução da dependência de fornecedores externos para a produção de combustível nuclear", disse."

FONTE: do "Portal Brasil"; transcrito no portal "Conversa Afiada"  (http://www.conversaafiada.com.br/brasil/uranio-enriquecido-no-brasil-comeca-a-atender-angra-1).

Nenhum comentário: