sexta-feira, 9 de outubro de 2015

"FOLHA", A GATINHA DELICADA COM FHC

·

"Folha", o gato que ruge

Por FERNANDO BRITO

"A Folha publicou quinta-feira uma nota – bem ao estilo “folhice” que o jornal adota, esquecido de que não é o centro do mundo – que seria de morrer de rir, se não matasse antes de vergonha.

Defende-se de ser acusada do óbvio horror que tem dos governos do PT, nem tanto porque sejam daquele PT clássico, bem aceito nos salões, tão frequente, mas do PT que acabou, empurrado pela realidade, assumido as práticas “populistas” do trabalhismo, dizendo que “quem julga que a Folha persegue governos petistas deve dar uma lida nos comentários do então presidente Fernando Henrique Cardoso sobre o jornal.”

Vi o assunto no "Conversa Afiada" e fui ler o texto.

É uma dantesca exibição de autoritarismo, mau-caratismo e sabujice que só às mentes transtornadas pela vaidade e pela pretensão, como as de Fernando Henrique Cardoso e a dos dirigentes da "Folha" pode ser “comprovante” do espírito "democrático" de ambos.

O “causo” se passou assim:

O ex-presidente diz que ficou ”inconformado com as colunas de Josias de Souza e de Clóvis Rossi sobre o Banco Nacional” que, descreve a matéria, “falido, recebeu ajuda do governo.”

Então, liga para Otávio Frias de Oliveira, dono do jornal, morto em 2007, e ouve dele que iria fazer os dois colunistas “engolirem” o que haviam escrito.

Josias diz que não foi isso que Frias fez, mas chegou na base “olha, será que você se importaria, o homem ficou desconfortável, magoou”.

E, claro, as colunas apressaram-se a dizer que “não era bem isso” o que haviam dito.

Imaginem se Dilma socorresse um banco da família do genro, ou ex-genro.

Imaginem se ela ao ser criticada – com muito menos agressividade do que ela própria experimenta, sem ter feito um centésimo disso – passa a mão no telefone e liga para o Otavinho, herdeiro do velho, para reclamar.

Ele vai mandar “engolirem” ou o jornal vai abrir as páginas contra a “tentativa de calar a imprensa”?

Iria chegar para o Reinaldo Azevedo e pedir: “pô, Tio Rei, manera aí"?

Então, é simples assim ver que a "Folha" é diferente, muito diferente da “crítica a todos” que diz fazer.

Faz, sim.

Com uns ruge. Com outros, mia."

FONTE: escrito por FERNANDO BRITO no seu blog "Tijolaço"  (http://tijolaco.com.br/blog/folha-o-gato-que-ruge/).

Nenhum comentário: