quarta-feira, 14 de outubro de 2015

INTERVENÇÃO RUSSA NA SÍRIA ASSUSTA OS EUA E OTAN




Intervenção russa na Síria assusta o Ocidente

Intervenções russas, ou..... Ocidente assustou.

"Pela primeira vez na História, incluindo os períodos imperiais, soviéticos e atuais, unidades militares russas deslocaram-se, de "bandeira aberta", além de suas fronteiras imediatas, conduzindo ações diretas, na Síria.

Ao contrário dos Estados Unidos e das ulteriores potências europeias, que sempre, desde os tempos coloniais, procuraram "projetar poder" bem além de suas fronteiras, a Rússia nunca o fez diretamente, nem mesmo em suas doutrinas navais - incluindo as imperiais antes de 1917 - tiveram esse escopo, ou se fundamentaram em equipamentos para tal projeção. É fato corrente a pergunta, meio bocó : "Os soviéticos, como atualmente a Rússia, não possuem Porta-Aviões pesados, como os americanos?" - Claro que não, nunca foram necessários.

Na época imperial, todas as intervenções russas limitaram-se a seus espaços geopolíticos, limítrofes a suas fronteiras, os espaços de russificação (Europa, Ásia e Baltico), ou suas possessões, tanto na China, e principalmente na Coreia (Port Arthur), que também eram extensões territoriais da Rússia Asiática (a Rússia é imensa, se estende, desde o século XIX, da Polônia até Vladivostok ).

Já na época soviética, deslocamentos de forças militares russas ocorreram em poucas ocasiões, a saber:

- Guerra da Coreia, entre 1951 - 1953 - E só, acabou, essa foi a ultima ocasião que militares russos operaram diretamente, em combate aberto além de suas fronteiras.

Posteriormente à Coreia, os soviéticos, inseridos no contexto da "guerra fria", enviaram a seus parceiros e/ou clientes, assessores militares, como ocorreu no Vietnã, Cuba, Guerra dos 6 dias, Guerra do Yom Kippur/Ramadã etc, os quais somente operaram em treinamento de pessoal, e principalmente em sistemas de defesa aérea e comando & controle, com pouquíssimo pessoal envolvido (posso até detalhar várias operações soviéticas, incluindo a que acabou com a guerra do Yom Kippur, mas não vem ao caso).

Portanto o deslocamento para a Síria de unidades em "bandeira aberta", solicitado diretamente pelo governo sírio ao governo russo, com base jurídica relativa a um prévio acordo de assistência militar , assustou o Ocidente."

FONTE: "Jornal GGN"  (http://jornalggn.com.br/noticia/intervencao-russa-na-siria-assusta-o-ocidente).

Nenhum comentário: