quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

A PIOR CEGUEIRA É AQUELA EM QUE LHE IMPEDEM DE VER





A pior cegueira é aquela em que não te deixam ver

Por FERNANDO BRITO

"Se alguém quer uma tradução cotidiana do 'Mito das Cavernas', parábola de Platão sobre o diálogo entre Sócrates e seu discípulo Glauco, encontre-a no Brasil de hoje.

Para quem não a conhece, é uma especulação sobre o que se percebe como realidade ao ver apenas as sombras que dela se projetam.

A reportagem-manchete da Folha, no domingo, é retrato dessa similitude.

“Em 13 anos de PT no poder, o Brasil distribuiu sua renda como em nenhum outro período da história registrada pelo IBGE. Todos ganharam. Quanto mais pobre, melhor a evolução. Foram 129% de aumento real (acima da inflação) na renda dos 10% mais pobres. No decil (o décimo) mais rico, 32%.

No entanto, só 31% acham que suas vidas melhoraram.

A projeção [imposta] sufocante de "um país fracassado, falido, corrupto até a medula", impregnou toda a sociedade, quase.

Não apenas a elite, que sempre pensou isso do país que ela própria conformou tal como é.

Nem na classe média, farta e burra, que julga ser elite também (embora seu Paris seja Miami) e que tem de desprezar a “ralé”, parda e nordestina, que é a saúva do Brasil, comendo em Bolsa-Família seus ricos impostinhos.

Mas a classe média, a nova e baixa classe média que há poucos anos era o florão do petismo, inserida no consumo, como aliás tem o direito de ser.

O povão, o povo trabalhador, em parte por medo do petismo em se ver como “neopopulista”, herdeiro renegado daquele autoritário Vargas, do “desprezível trabalhismo” – embora a realidade tenha banhado Lula nesse caldo histórico que a USP sempre repugnou -não conseguiu ver a si mesmo, como um todo, nessa caminhada.

Os defeitos do petismo, porém, não são a explicação para a deformidade de visão que, ao fato, percebe apenas a versão.

Paulo Nogueira, no Diário do Centro do Mundo, escreve hoje em seu ótimo artigo, que a imprensa brasileira ” joga sombras até onde existe luz.”

Pior, Paulo, cria um ambiente social semelhante ao que Sócrates diz que enfrentaria quem tivesse saído da caverna e para lá voltasse, para convencer a outros que o mundo real não era o que as sombras projetavam:

“E se tiver de entrar de novo em competição com os prisioneiros que não se libertaram de suas correntes, para julgar essas sombras, estando ainda sua vista confusa e antes que seus olhos se tenham recomposto, pois habituar-se à escuridão exigirá um tempo bastante longo, não fará que os outros se riam à sua custa e digam que, tendo ido lá acima, voltou com a vista estragada, pelo que não vale a pena tentar subir até lá? E se alguém tentar libertar e conduzir para o alto, esse alguém não o mataria, se pudesse fazê-lo?

Assim estamos: os fatos registrados de forma tão luminosa nas pesquisas do IBGE sobre a renda das pessoas só são percebidos como a desgraça geral em que se projeta o Brasil e a realidade, sim, é uma fantasmagoria que precisa ser exorcizada."



FONTE: escrito por FERNANDO BRITO no seu blog "Tijolaço"   (http://tijolaco.com.br/blog/a-pior-cegueira-e-a-em-que-nao-te-deixam-ver/).

Nenhum comentário: