domingo, 13 de dezembro de 2015

O QUE FAZER FRENTE AO FRACASSO DOS COXINHAS?





[OBS deste blog 'democracia&política':

Segundo as PM, em todo o Brasil compareceram 87.000 pessoas às manifestações (pró-impeachment, pró-intervenção militar, contra Lula etc). Isso significa que ínfimos 0,06% dos eleitores manifestaram apoio ao golpe no Brasil, que colocaria Eduardo Cunha ou Temer na Presidência da República, "para combater a corrupção de Dilma" (sic!)]  

O que fazer frente ao fracasso dos coxinhas?

Por FERNANDO BRITO


"Com todo o “banho” de mídia que recebem – a 'Globonews' chegou a deixar de lado o grave acidente com um ônibus, com cinco mortes, no Rio de Janeiro para ficar totalmente dedicada a mostrar as manifestações – a direita mostrou, hoje, que já não arrasta multidões.

E como isso, infelizmente, não se deu porque o Governo tem melhorado seu desempenho ou mesmo sua popularidade, o mais provável é ter se evidenciado quem são os promotores da ideia do impeachment – dos quais Eduardo Cunha tornou-se o principal símbolo – são praticantes, com muito mais “currículo”, dos mesmos desvios que usam para justificar sua gritaria.

Soma-se a isso a clareza cada vez maior que é dos privilegiados que vêm os gritos de impeachment.

E, como elemento que tende a crescer na formação da opinião pública, a repulsa à quebra da regra democrática do voto popular como instrumento de subida ao poder.

O movimento pela legalidade, diante da bambeada de pernas do golpismo na rua, onde estava a expectativa da canalha parlamentar que quer abocanhar o poder, tem de conciliar força e lucidez.

Tão importante quanto encher a rua, é ter foco.

Entender que o movimento não é de apoio a Dilma, mas contra a quebra das regras democráticas.

Todo movimento popular é amplo e não uma manipulação partidária.

Se formos grandes, seremos muitos.

Quando fizemos a campanhas das "diretas-já", recordo da vasta fauna humana que se reunia no velho “Comitê das Diretas-Já”, onde não faltava nem mesmo o “velho guerreiro”, Abelardo Barbosa, o Chacrinha.

Cabe a Lula tomar essa inciativa.

Deveria ser essa a sua agenda, a parir de hoje."


FONTE: escrito por FERNANDO BRITO no seu blog "Tijolaço"  (http://tijolaco.com.br/blog/o-que-fazer-frente-ao-fracasso-dos-coxinhas/).

COMPLEMENTAÇÃO

DATAFOLHA: ADESÃO AOS PROTESTOS CAI MAIS DE 70%


"De acordo com o instituto, 40,3 mil pessoas foram às ruas pelo impeachment em São Paulo, neste domingo [30 mil segundo a PM]. Número representa queda de 70,2% em relação aos 135 mil de agosto passado. Em Brasília, a queda foi ainda mais acentuada: 72%; em Curitiba, o recuo foi de 84%; no Rio de Janeiro, de 95%. Reação da sociedade organizada à tentativa de golpe capitaneada pelo PSDB e pelo deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), investigado por corrupção e lavagem de dinheiro, pesou nos números. Sem povo nas ruas, o impeachment da presidente Dilma Rousseff tende a naufragar.

Do "Brasil 247"

Os números do Datafolha atestam que os protestos deste domingo, que coincidiu com o aniversário do AI-5, foram um fracasso.

Em São Paulo, o ato reuniu 40.300 manifestantes [30 mil segundo a PM], o que representa recuou de 70,2% em relação aos 135 mil manifestantes de agosto passado.

Em outras cidades, a queda foi ainda mais acentuada; em Brasília (7 mil manifestantes) e Curitiba (10 mil pessoas), por exemplo, o recuo foi de 72% e 84%, respectivamente.

No Rio de Janeiro, o volume de manifestantes em Copacabana caiu 95%.

A reação da sociedade organizada à tentativa de golpe capitaneada pelo PSDB e pelo deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), investigado por corrupção e lavagem de dinheiro, pesou nos números.

Já se manifestaram contra o golpe artistas, intelectuais, professores, reitores de universidades, juristas, 16 governadores e entidades como a UNE, a CUT, o MST e a OAB.

Sem povo nas ruas, o impeachment da presidente Dilma Rousseff tende a naufragar.

Neste domingo, a principal hashtag do Twitter foi #NaoVaiTerGolpe."




FONTE da complementação: do portal "Brasil 247"  (http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/209387/Datafolha-ades%C3%A3o-aos-protestos-cai-mais-de-70.htm).[Imagens ao final obtidas do site "Viomundo" via "Blog do Miro"].

Nenhum comentário: