quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

PREÇO MUNDIAL DO PETRÓLEO CONTINUARÁ BAIXO EM 2016






Arábia Saudita se impõe e Opep mantém produção em 30 milhões de bpd

Por Alex Prado, no jornal espanhol "El País"

"O mercado mundial de petróleo seguirá inundado durante, ao menos, seis meses. 

Terminou na sexta-feira (4) a última reunião do ano da Opep, em Viena, sem acordo entre os estados membros sobre o teto de produção de petróleo, que permanecerá em 30 milhões de milhões de barris de petróleo por dia. Se impôs a postura do segundo maior produtor mundial, a Arábia Saudita que defendeu sua cota exportadora. A próxima reunião da Organização só acontece no meio do próximo ano.

Nem os preços em níveis historicamente baixos, nem a baixa demanda, diante da débil recuperação econômica do ocidente, foram capazes de frear a produção. Isso mostra a fragmentação e perda de influência da Opep. A falta de acordo dos 12 países membros expõe ao mundo a incapacidade de se chegar a um consenso, seja para aumentar ou diminuir a oferta. E ainda persistem dúvidas se o cartel cumprirá o limite autoimposto. Em novembro, por exemplo, o teto foi superado, com uma produção de 31,4 milhões bpd.

Essa dúvida se deve á volta da Indonésia ao cartel, depois de uma ausência de 6 anos, por decisão própria. Assim, a Opep terá que acomodar a produção do país indonésio, de quase 2 milhões bpd. Além disto, o Irã encurta os prazos para se reintegrar plenamente ao comércio mundial, depois do levantamento das sanções internacionais, o que poderá elevar suas exportações em mais de 1 milhão de bpd."

FONTE: escrito por Alex Prado, no jornal espanhol "El País". Transcrito no site da AEPET  (http://www.aepet.org.br/noticias/pagina/13096/Arbia-Saudita-se-impe-e-Opep-mantm-produo-em-30-milhes-de-bpd).[Imagens do google acrescentadas por este blog 'democracia&política'].

Nenhum comentário: