quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

CAIU A BLINDAGEM! JUIZ RECONHECE CORRUPÇÃO NA PETROBRAS NO GOVERNO PSDB/FHC (Obviamente, não foi o Juiz Moro)





[OBS deste blog 'democracia&política':

A Justiça e a mídia sempre souberam das gordas falcatruas do governo PSDB/FHC, mas sempre os blindaram. FHC, ele mesmo, recentemente confessou que sabia dos roubos e propinas da Petrobras e do seu governo, mas nada fez para apurar. A desculpa torta que FHC deu foi que "preferiu não interferir". Disse ele: "o problema é que eu não queria mexer antes da aprovação da lei de regulamentação do petróleo pelo Congresso" (que implantava o sistema de concessões e avançava na privatização da Petrobras, tudo muito desejado e pressionado ($$$$$?) pelas grandes petroleiras estrangeiras). Ver em: http://www.cartacapital.com.br/revista/873/ele-sabia-de-tudo-9052.html.


Depreende-se que a verdade, como em todos os outros abafamentos, foi para não prejudicar a imagem da direita em geral, do PSDB, de FHC e a sua reeleição.

A blindagem pela mídia, e engavetamento pelo MP/PGR desse e de centenas de outros escândalos tucanos funcionou otimamente. Até hoje, enganaram grande parte da população, e desfilam escandalosa e cinicamente com a fantasia e máscara de "honestos, moralistas"...].


JUIZ RECONHECE CORRUPÇÃO NA PETROBRAS NA ERA PSDB/FHC (Obviamente, não foi o Juiz Moro)


"Juiz substituto da 3ª Vara Federal do Rio, Vitor Barbosa Valpuesta, aceitou a denúncia do Ministério Público Federal sobre pagamento de propina da empresa holandesa 'SBM Offshore' a funcionários da Petrobras e confirma que casos de corrupção na estatal começaram por volta de 1999, no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Irão responder à ação penal, entre outros, Jorge Zelada, Renato Duque e Pedro Barusco. 

Em seu recente livro, FHC admite que em 1996 foi alertado de escândalos na Petrobras, mas nada fez para apurar os casos. 

Do "Brasil 247"

O juiz substituto da 3ª Vara Federal do Rio, Vitor Barbosa Valpuesta, aceitou a denúncia do Ministério Público Federal sobre pagamento de propina da empresa holandesa SBM Offshore a funcionários da Petrobras de 1999 a 2012.

Irão responder à ação penal Jorge Zelada, Renato Duque, Pedro Barusco e Paulo Roberto Buarque Carneiro, além dos ex-representantes da SBM no Brasil Julio Faerman e Luís Eduardo Campos Barbosa.

Com a decisão, o juiz Vitor Valpuesta valida o entendimento do Ministério Público Federal de que os pagamentos de propina começaram por volta de 1999, no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

A SBM já havia admitido propina de US$ 139 milhões no Brasil [hoje equivalentes a R$ 54m milhões], e negocia um acordo de leniência com o governo federal.

Leia aqui reportagem de Aguirre Talento sobre o assunto [no portal UOL do grupo tucano "Folha"]."

FONTE: do portal "Brasil 247"  (http://www.brasil247.com/pt/247/poder/213942/Juiz-reconhece-corrup%C3%A7%C3%A3o-na-Petrobras-na-era-FHC.htm). [Título e trechos entre colchetes acrescentados por este blog 'democracia&política'].

Nenhum comentário: