sábado, 30 de janeiro de 2016

CRESCE A CONFIANÇA DA INDÚSTRIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS




CONFIANÇA DA INDÚSTRIA VAI AO MAIOR NÍVEL DESDE MARÇO

"O Índice de Confiança da Indústria (ICI) avançou 2,6 pontos em janeiro e iniciou o ano com melhora principalmente sobre a visão da situação atual, de acordo com dados divulgados na sexta-feira pela Fundação Getúlio Vargas. O ICI atingiu 78,0 pontos em janeiro, maior nível desde março de 2015, graças principalmente à alta de 3,5 pontos do Índice da Situação Atual (ISA), para 78,5 pontos.

Da agência norte-americana de notícias "Reuters"


O Índice de Confiança da Indústria (ICI) avançou 2,6 pontos em janeiro e iniciou o ano com melhora principalmente sobre a visão da situação atual, de acordo com dados divulgados na sexta-feira pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O ICI atingiu 78,0 pontos em janeiro, maior nível desde março de 2015, graças principalmente à alta de 3,5 pontos do Índice da Situação Atual (ISA), para 78,5 pontos.

O Índice de Expectativas (IE) também apresentou melhora, de 1,6 ponto, para 77,9 pontos.

"A alta mais expressiva do ICI em janeiro decorre principalmente de avanços no processo de normalização de estoques do setor, às custas da manutenção de níveis muito baixos de utilização da capacidade produtiva", explicou o superintendente-adjunto para ciclos econômicos da FGV/IBRE, Aloisio Campelo Jr.

"Associado à percepção de estabilização do nível de demanda, esse ajuste de estoques tem colaborado para reduzir o pessimismo, sugerindo um cenário de atenuação das taxas de queda da produção industrial nos próximos meses", completou.

Por sua vez, o Nível de Utilização da Capacidade Instalada teve recuo de 1,1 ponto percentual e foi a 73,9 por cento em janeiro sobre o mês anterior, menor nível da série histórica iniciada em 2001.

A produção industrial brasileira deve ter encerrado 2015 com queda de mais de 8 por cento depois de ter recuado 2,4 por cento em novembro na comparação com outubro."

FONTE: escrito por Camila Moreira, d
a agência norte-americana de notícias "Reuters". Publicado no portal "Brasil 247"  (http://www.brasil247.com/pt/247/economia/215114/Confian%C3%A7a-da-ind%C3%BAstria-vai-ao-maior-n%C3%ADvel-desde-mar%C3%A7o.htm).

COMPLEMENTAÇÃO 1 

ÍNDICE DE CONFIANÇA DE SERVIÇOS CRESCE EM JANEIRO PELA 2ª VEZ



"De acordo com a FGV, a confiança do empresário do setor de serviços cresceu em 11 dos 13 segmentos pesquisados; a alta de 2,8 pontos foi provocada principalmente por uma confiança maior dos empresários no momento presente, medido pelo Índice da Situação Atual, que cresceu 4,3 pontos.

Por Vitor Abdala, repórter da Agência Brasil

O Índice de Confiança de Serviços (ICS), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), avançou 2,8 pontos na passagem de dezembro para janeiro, atingindo 70,4 pontos. Essa é a segunda alta consecutiva do indicador. De acordo com a FGV, a confiança do empresário do setor de serviços cresceu em 11 dos 13 segmentos pesquisados.

A alta de 2,8 pontos foi provocada principalmente por uma confiança maior dos empresários no momento presente, medido pelo Índice da Situação Atual, que cresceu 4,3 pontos. O otimismo dos empresários em relação aos próximos meses, medido pelo Índice de Expectativas, cresceu 1,2 ponto.

De acordo com a FGV, os indicadores mostram redução do pessimismo das empresas de serviços neste início do ano. Apesar da melhora da confiança, ainda há o predomínio de uma percepção negativa sobre o andamento dos negócios, segundo a FGV."

FONTE da complementação 1: escrito por Vitor Abdala, repórter da Agência Brasil. Publicado no portal "Brasil 247"   (http://www.brasil247.com/pt/247/seudinheiro/215103/%C3%8Dndice-de-Confian%C3%A7a-de-Servi%C3%A7os-cresce-em-janeiro-pela-2%C2%AA-vez.htm).

COMPLEMENTAÇÃO 2

Confiança do comércio avança 6,4 pontos em janeiro



Do "Jornal GGN"

"O Índice de Confiança do Comércio (ICOM) avançou 6,4 pontos em janeiro de 2016, atingindo 67,2 pontos, o maior nível desde agosto passado (67,3), segundo dados divulgados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Com o resultado, o indicador em médias móveis trimestrais avançou 1,2 ponto, a primeira alta em 27 meses.

A evolução favorável foi espalhada e atingiu 12 dos 13 segmentos pesquisados no período. O Índice de Situação Atual (ISA-COM), que retrata a percepção dos empresários em relação ao momento atual, subiu 9,9 pontos em relação ao mês anterior, após recuar 2,5 pontos em dezembro e 31 pontos ao longo de 2015. Entre os componentes do ISA-COM a alta mais acentuada ocorreu no quesito que mede o grau de satisfação com o volume atual da demanda, que avançou 11,1 pontos em relação ao mês anterior, alcançando 64,3 pontos.

Já o Índice de Expectativas (IE-COM) subiu 2,7 pontos em janeiro, chegando a 71,4 pontos, depois de atingir o menor valor da série em dezembro de 2015 (68,7 pontos). O quesito que mais contribuiu para a alta do IE-COM foi o que capta o grau de otimismo com a situação dos negócios para os próximos seis meses, que cresceu 5,4 pontos, atingindo 75,2 pontos.

A alta de janeiro pode representar apenas uma calibragem depois de um período de queda forte da confiança no segundo semestre do ano passado, levando o índice ao mínimo histórico em dezembro passado. Mas não deixa de representar uma boa notícia, que parece estar associada a uma virada de ano menos negativa que o previsto e à expectativa de que velocidade de queda do consumo se reduza nos próximos meses”, afirma Aloisio Campelo Jr., Superintendente Adjunto para Ciclos Econômicos da FGV/IBRE."

FONTE da complementação 2: do "Jornal GGN"   (http://jornalggn.com.br/noticia/confianca-do-comercio-avanca-64-pontos-em-janeiro).

Nenhum comentário: