quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

PSDB ACHINCALHA PETROBRAS, MAS SE ESQUECE DA VALE




PSDB ACHINCALHA PETROBRAS, MAS SE ESQUECE DA VALE...

"A partir de um estudo da consultoria 'Economática', que apontou queda de 85% no valor de mercado da Petrobras, parlamentares tucanos, como o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), passaram a espalhar memes na internet sobre "como o PT destruiu" a companhia. No entanto, no mesmo período, as ações da Vale, privatizada por PSDB/FHC, caíram mais do que as da Petrobras. Ou seja: nos dois casos, o que explica a queda das ações é essencialmente a queda no valor das commodities minerais, após o maior ciclo de expansão da história, puxado pela China, que parece estar chegando ao fim. O PSDB, no entanto, tenta criar confusão ao usar a queda das ações como instrumento da guerra política.

Do "Brasil 247"


Na noite de terça-feira, o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) postou o seguinte texto em suas redes sociais, acoplado a uma imagem em que o ex-presidente Lula e a presidente Dilma Rousseff estão vestidos com macacões da Petrobras:

"Amigos, olha no que deu a roubalheira dos governos do PT! Eles conseguiram quebrar a Petrobras. A estatal brasileira perdeu 85% do seu valor de mercado, ou seja, R$ 436 bilhões, desde 2008! Mas não é só! Se não bastasse tal constatação, hoje a Petrobras é uma das empresas mais endividadas do mundo!!! A matéria no link abaixo mostra a bandalheira desse governo corrupto e mentiroso!!!"

A partir de um estudo da "consultoria Economática", Sampaio atribui a queda de 85% no valor das ações da Petrobras à "roubalheira do PT". Ocorre que a retração da Petrobras foi inferior ao tombo da Vale.
O gráfico abaixo revela que a Vale voltou aos níveis de 2003 e recuou 88% desde o pico alcançado em 2008:

(GRAFICO 1)



O gráfico da Petrobras é parecido. A empresa também recuou a 2003 e apresenta queda de 85% em relação ao ponto mais alto, também em 2008:

(GRAFICO 2)



Isso demonstra que o que puxou o valor das ações, ocorrido durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi o extraordinário ciclo de valorização das commodities minerais puxado pela China, que parece estar chegando ao fim. O PSDB, no entanto, tenta criar confusão ao usar a queda das ações como instrumento da guerra política. Talvez até com o objetivo de vir a propor a privatização da Petrobras, na bacia das almas, como ocorreu com a Vale."

FONTE: do portal "Brasil 247"  (http://www.brasil247.com/pt/247/economia/213964/PSDB-achincalha-Petrobras-mas-se-esquece-da-Vale.htm).

Nenhum comentário: