terça-feira, 26 de janeiro de 2016

OS FALSOS CONSENSOS QUE A DIREITA IMPÕE



Os falsos consensos que a direita impõe

Por Emir Sader, sociólogo e cientista político

"Houve inegável virada à direita no Brasil nos últimos tempos, não apenas com eixo em um Parlamento mais conservador e nas ofensivas golpistas da mídia. Se instalaram falsos consensos, que dominam a opinião publica e o clima de debates políticos e ideológicos, que é urgente combater. Porque o debate das ideias, dos valores, das crenças das pessoas, termina sendo o nível fundamental para a disputa de projetos na sociedade.

Os brasileiros decidiram quatro vezes seguidas que preferem um modelo de desenvolvimento com distribuição de renda e com isso reelegeram os governos de esquerda e derrotaram a direita. Mas foram opções em torno de alternativas concretas: dar continuidade ao que tem transformado positivamente o Brasil ou retroceder a um modelo que fracassou no passado recente? Na ultima eleição, muito claramente, a campanha foi contra os riscos dos retrocessos, sem o eixo nos projetos e nos fundamentos do que queremos para o futuro do Brasil.

Por isso, essas decisões não foram acompanhadas da hegemonia dos fundamentos em que se baseiam essas alternativas. Valendo-se do monopólio privado dos meios de comunicação e da ausência de um discurso claro e constante por parte da esquerda – tanto do governo, como dos partidos, movimentos populares e meios de comunicação da esquerda - a hegemonia de ideias, de valores, de crenças da direita nunca foi quebrada no país.

O resultado das ultimas eleições deveria ter levado a esquerda a tirar consequências profundas da sua quase derrota. Dilma triunfou onde as imensas transformações sociais mudaram radicalmente a vida das pessoas, relegando a influência da mídia a segundo plano. No nordeste, ela triunfou sempre com mais de 70% dos votos. Mas, mesmo ai, esses amplos setores sociais não foram organizados pelo campo popular, que não concentrou ai seu trabalho de conscientização dos milhões de pessoas que apoiam o governo e levaram à sua quarta vitória consecutiva.

Enquanto que no centro-sul o candidato da direita ganhou, frequentemente com maioria próxima dessa proporção, em torno de 2/3 a 1/3 dos votos. Significa que, dos 51 milhões de votos da direita, uma alta proporção veio de camadas populares, beneficiarias das politicas sociais do governo, mas que foram diretamente influenciadas pela mídia. Não houve um trabalho que favorecesse a consciência social desses milhões de pessoas, que poderiam ter aderido à candidatura que promoveu sua radical melhoria de vida, um erro grave do governo e de todo o campo popular, que desembocou na virada conservadora atual.

Em síntese, o governo triunfou por suas politicas sociais e perdeu na formação da opinião pública, onde o peso da mídia foi determinante. Os dois eixos fundamentais da sistemática campanha da direita pela mídia tiveram efeitos concretos: o pessimismo econômico e o denuncismo reiterado, ha mais de 10 anos, de corrupção do governo e do PT.

A direita conseguiu construir consensos falsos, que se difundem quase sem resistência por toda a sociedade, facilitados agora pelas posições atuais do governo, que praticamente fizeram desaparecer um polo de contraposição a essas posições. Com a ofensiva no segundo mandato da Dilma, a direita consegue impor, na opinião publica, afirmações e valores não apenas falsos, como antidemocráticos.

Como, por exemplo, entre outros, os de que:


- O Brasil não dá certo;

- Os Brasil é um pais corrupto;
- O governo é incompetente para gerir o pais e tirá-lo da crise;
- O PT e' um partido corrupto;
- O Estado gasta muito e cobra muitos impostos;
- O problema principal do Brasil são os gastos do Estado, que deveriam ser cortados drasticamente, para podermos sair da crise;
- A situação social do pais retrocedeu totalmente dos avanços que tinha tido;
- Os meios de comunicação defendem a democracia no país contra as ofensivas autoritárias do governo;
- As empresas estatais estão dominadas pela corrupção e o país só pode retomar o crescimento centrado nas empresas privadas nacionais e estrangeiras;
- O Brasil insiste em um modelo estatizante que teria fracassado em outros lugares do mundo;
- As perspectivas econômicas do Brasil são péssimas, o pais tem o pior desempenho comparativo no mundo;
- O governo gasta muito com politicas sociais ineficientes, deveria confiar mais nos mecanismos de mercado e de livre concorrência para que as pessoas melhor qualificadas triunfem;
- A economia brasileira é muito fechada, não contando com aportes do capital estrangeiro e das suas tecnologias;
- As alianças externas do Brasil, com a America Latina e a China, são um fator de atraso e deveriam ser substituídas pela retomada da aliança privilegiada com os EUA, a Europa e o Japão, mediante tratados bilaterais de livre comércio, a Aliança para o Pacifico e o Tratado Transpacifico de Livre Comércio.


Bastam essas menções para nos darmos conta de como a esquerda está perdendo a mãe de todas as batalhas: a batalha das ideias. E quando o governo se soma a um dos consensos mais importantes da oposição, ao de que a via para superação da crise não é a retomada do desenvolvimento pela democratização do acesso aos créditos e pela distribuição de renda – como resistimos à crise em 2008 -, mas pelo corte reiterado dos gastos do Estado, o consenso conservador se fortalece ainda mais.

É certo que o monopólio dos meios de comunicação é um poderoso instrumento a favor desses consensos conservadores, mas é
também certo que o governo não se pronuncia reiteradamente para se contrapor a essa [pregação] conservadora no plano das ideias e, muitas vezes, reforça algumas dessas posições. Que a esquerda tem proposta de medidas econômicas, mas elas são apenas uma parte da extensa lista de afirmações com que a direita impõe o senso comum atual no pais.

A esquerda triunfou em 2002 pelo fracasso do modelo econômico neoliberal, mas a mais pesada herança que recebeu foi a hegemonia neoliberal ao nível das ideias, que a esquerda nunca quebrou. Os triunfos eleitorais se deram pelo sucesso das politicas econômicas, que não foram acompanhados da conscientização politica e da organização dos amplos setores populares que decidiram as vitórias eleitorais a favor do governo. Massas que foram vítimas das campanhas da direita e quase levaram ao final do mais importante processo de democratização social que o Brasil ja viveu.

Mas que, se não for acompanhado de profundo processo de democratização politica, econômica e ideológica, de reversão da hegemonia conservadora no plano das ideias e dos consensos sociais, não conseguirá reverter a ofensiva conservadora que tem colocado em risco não apenas os avanços sociais, mas as próprias conquistas democráticas que permitiram que a esquerda tenha constituído maiorias eleitoras no pais, que tem que se transformar agora em hegemonia de ideias, de valores e de crenças."

FONTE: escrito por Emir Sader, sociólogo e cientista político. Publicado no portal "Brasil 247"  (http://www.brasil247.com/pt/blog/emirsader/214514/Os-falsos-consensos-que-a-direita-imp%C3%B5e.htm).

Nenhum comentário: