quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

OFERTA DE GÁS NACIONAL CRESCEU QUASE 4% EM 2015




A oferta de gás nacional ao mercado brasileiro subiu 3,9% em 2015


Do blog "Fatos e Dados", da Petrobras

"A oferta total de gás natural para o mercado brasileiro, em 2015, foi de 95,03 milhões de metros cúbicos por dia (m³/dia). Contando apenas a participação do gás natural nacional, foram 44,93 milhões de m³/dia (3,9% a mais do que no ano anterior). Para completar o volume da oferta total, nosso balanço de movimentação de gás contabilizou o gás regaseificado em nossos terminais e a importação do gás boliviano. Os gás natural liquefeito (GNL) situados em Pecém (CE), na Baía de Guanabara (RJ) e na Bahia foram responsáveis pela regaseificação de 18,04 milhões de m³/dia, na média, ao longo do ano. Da Bolívia, foram importados, em média, 32,06 milhões de m³/dia.

Fornecimento para o setor termelétrico

Da oferta total, 41,04 milhões de m³/dia foram entregues ao mercado termelétrico, garantindo o suprimento do nosso parque gerador de energia elétrica e de usinas de terceiros num período de forte despacho termelétrico ordenado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

A demanda total por gás natural pelo mercado consumidor nacional foi, na média, de 93,30 milhões de m³/dia, o que equivale a uma redução de 0,9% em relação a 2014 (volume médio de 94,17 milhões de m³/dia).

Consumo do mercado não termelétrico

O mercado não termelétrico recebeu 37,54 milhões de m³/dia, enquanto o consumo interno de nossas refinarias e fábricas de fertilizantes foi de 14,72 milhões de m³/dia. O consumo no sistema de transporte de gás natural foi de 1,73 milhão de m³/dia."

FONTE: do blog "Fatos e Dados", da Petrobras   (http://www.petrobras.com.br/fatos-e-dados/oferta-de-gas-nacional-ao-mercado-brasileiro-subiu-3-9-em-2015.htm).

Nenhum comentário: