terça-feira, 26 de janeiro de 2016

SÃO PAULO PRECISA DE MEMÓRIA




A capital precisa de memória


Por ALDO REBELO, Ministro da Defesa e membro do PCdoB

"São Paulo chegou aos 462 anos em 25 de janeiro [segunda-feira] como metrópole moderna, com Ilhas de excelência cercadas de um mar de problemas e desigualdade. A cidade tem negligenciado a identidade de sua formação social, repleta de personalidades, ciclos e episódios que moldaram o Brasil, vítima de uma deformidade histórica que segrega no passado os fundamentos do presente e as bases forjadoras do futura.

À exceção da rebelião de 1932, celebrada todos os anos, embora sem atingir o climax do civismo paulistano, eventos ultrarrelevantes da cronologia municipal não têm merecido festas ou tributos regulares, inseridos no calendário histórico.

A cidade não celebra o apóstolo Paulo como o Rio de Janeiro festeja São Sebastião. Não comemora o Grito do Ipiranga em 7 de setembro da forma efusiva como Salvador enaltece o 2 de julho que assinala a adesão da Bahia à Independência. Não exalta a proclamação da República acelerada pelos barões do café que promoveram a Convenção de Itu e fundaram o Partido Republicano Paulista para acabar com o Império decadente.

Falta até mesmo uma grande festa religiosa, como Círio de Nossa Senhora de Nazaré de Belém, para homenagear o padroeiro, até porque a população não sabe qual é, se São Pauto ou Nossa Senhora da Penha.

Tanto quanto negligenciada, a história de São Pauto tem sido alvejada por revisões politicamente corretas que ressalvam o trabalho dos Jesuítas (que com uma escola fundaram a cidade sob o signo da cultura), escarnecem os bandeirantes (demarcadores e conquistadores do Brasil profundo), ignoram as campanhas decisivas pela Independência, Abolição e República, esquecem a formação da classe operária e das lutas sociais no início do século XX e já não fazem jus à revolução estética da Semana de Arte Moderna de 1922.

Há muito o que celebrar nesses 462 anos da trajetória de uma cidade construída pela força do povo, mas a memória dos feitos históricos deve ser revitalizada."


FONTE: escrito por ALDO REBELO, Ministro da Defesa e membro do PCdoB. Publicado no portal "Brasil 247"  (http://www.brasil247.com/pt/colunistas/aldorebelo/214527/A-capital-precisa-de-mem%C3%B3ria.htm).

OBSERVAÇÃO: a página seguinte contém postagens também realizadas hoje.

Nenhum comentário: