terça-feira, 19 de janeiro de 2016

POR QUE A LAVA-JATO VAI "ATÉ 2018"?




Por CHICO VIGILANTE, deputado, líder do PT na Câmara Legislativa do Distrito Federal

"A oposição já mostrou mil vezes o que pretende: derrubar Dilma, criminalizar Lula, e acabar com qualquer chance do PT nas próximas eleições. Isso está claro.

A cada dia, no entanto, mais uma máscara cai e os aliados em torno dessa estratégia parecem não ter nenhum receio de entrar para a história como traidores do Brasil e da Constituição deste país.

Uma prova disso é a declaração de procuradores da Operação Lava Jato, publicada recentemente na "Folha de São Paulo", afirmando que a força tarefa vai estender seus trabalhos por três anos, ou seja "até 2018".

Não parece uma coincidência inexplicável ? Por que três anos e não cinco?, e não um ? e não seis? Ai está. Estão todos unidos em trabalhar até descobrir algo contra Lula– como desesperadamente estão tentando por meio de pressões e chantagens para que presos pela Lava Jato aceitem fazer acordos de delações premiadas [contra Lula].

Mesmo que prometam dizer algo de interesse da cúpula da Lava Jato antes do acordo e no depoimento formal digam outra coisa, como aconteceu com Nestor Cerveró. Disse que daria dados sobre o envolvimento de Lula e Dilma e depois, na delação formal, não falou nada de concreto a respeito.

A pergunta óbvia a seguir aqui é: qual seria o sentido disso? O sentido é que quando alguém promete que vai falar algo de interesse dentro dessa tática golpista numa delação premiada, essa declaração pode e é usada para vazamentos seletivos que se transformam em manchetes de jornais e revistas, se concretizando ou não na prática, expressando ou não verdades.

Na reportagem do jornal [tucano] paulista, os procuradores foram explícitos sobre a tática usada pela Lava Jato daqui pra frente: vão focar "nos partidos" [sic], e, nas eleições municipais de 2016 as agremiações serão alvo da operação para o ressarcimento de valores supostamente recebidos ilegalmente.

Se a tendência atual se mantém, que é prender preferencialmente petistas para enlamear o partido da presidenta Dilma e do ex-presidente Lula, os pedidos de ressarcimento serão feitos somente ao PT a fim de inviabilizar o partido.

A tentativa de criminalizar a qualquer custo Dilma e Lula é uma ação pseudojurídica, claramente política e vergonhosamente em ação por Moro e sua equipe.

As denúncias se multiplicam a respeito. O advogado Roberto Podval acusou na semana passada o delegado da PF, Marlon Oliveira Cajado, da Operação Zelotes, de chantagear seu cliente, o lobista Mauro Marcondes, para que fizesse acordo de delação premiada que possivelmente prejudicaria o ex-presidente Lula.

A concretização do acordo evitaria a transferência de sua mulher e sócia, a empresária Cristina Mautoni, da prisão domiciliar para o regime fechado. O acordo não foi fechado e a decretação da prisão de Cristina foi feita dia 15/01, última sexta-feira. O acordo não foi feito e a promessa de prisão em regime fechado foi cumprida.

Outros advogados de defesa de indiciados na Lava Jato relataram que é recorrente, durante os depoimentos, insistentes indagações dos delegados da operação a respeito do ex-presidente Lula. Isso indica que existe um direcionamento político na busca do envolvimento de Lula.

A Operação Lava Jato está repleta de ações características de um Estado de exceção, e não vão titubear em continuar tentando criminalizar um ex-presidente da República com base em delações de bandidos que passaram anos roubando o patrimônio público e mudam suas versões ao sabor de suas necessidades."


FONTE: escrito por CHICO VIGILANTE, deputado, líder do PT na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Publicado no portal "Brasil 247"  (https://www.brasil247.com/pt/colunistas/chicovigilante/213652/Por-que-a-Lava-Jato-vai-at%C3%A9-2018.htm).[Trechos entre colchetes acrescentados por este blog 'democracia&política'].

COMPLEMENTAÇÃO

Este blog 'democracia&política' repete a seguir a postagem de domingo (17):

LAVA-JATO PLANEJA INVESTIGAÇÕES ATÉ AS ELEIÇÕES DE 2018


[Juiz e Procuradores da Lava-Jato em evento tucano midiático; para mostrar acintosamente que "têm lado", vários deles se declararam aecistas e xingaram Dilma em seus facebooks, nas vésperas da eleição de 2014]

LAVA JATO PREVÊ MAIS TRÊS ANOS DE INVESTIGAÇÃO [2016 a 2018, ano da eleição para Presidente da República]

"A Força-tarefa tem como metas em 2016, ano de eleições municipais, responsabilizar "partidos" [somente o PT e seus aliados] cujos integrantes estiveram envolvidos no esquema de corrupção da Petrobras e dedicar tempo especial à área de comunicação da estatal, além de suas subsidiárias [as demais empresas, como as estatais mineiras (Furnas etc) e as paulistas (como as envolvidas com as milionárias propinas confessadas pela Alston, Siemens etc) não seriam investigadas, pois, como já expresso na Lava-Jato, "isso não vem ao caso"].


Procuradores também querem fazer, este ano, parcerias com procuradorias nos Estados que possam receber desdobramentos da investigação, uma vez que Curitiba [doravante] só poderá ficar com processos comprovadamente ligados à petroleira, conforme decisão do STF. Investigadores acreditam que o "estoque" de crimes levará a "inúmeras operações" nos próximos meses.

Do "Brasil 247"

Em uma reunião realizada na última quinta-feira 14 para discutir as metas de 2016, os integrantes da força-tarefa da Operação Lava Jato constataram que a investigação deverá durar ainda "cerca de três anos" [2016 a 2018, ano da eleição para Presidente da República].

Segundo reportagem de Flávio Ferreira e Juliana Coissi, [do jornal tucano] "Folha de S. Paulo" de domingo, os procuradores definiram como propósitos principais a responsabilização "de partidos" [mas somente o PT e seus aliados] cujos integrantes estiveram envolvidos no esquema de corrupção da Petrobras, em um ano de eleição municipal.

Também faz parte do plano dedicar tempo especial à área de comunicação da estatal e suas subsidiárias [pois são indesejáveis notícias boas, como aumento de produção, sucesso da Petrobras no pré-sal etc. Essas notícias prejudicam os planos das grandes petroleiras estrangeiras e de seus países-sede (especialmente os EUA), apoiados pelo PSDB e mídia, de assumir com baixos dispêndios a propriedade e o controle da Petrobras e da exploração do pré-sal].

Os procuradores envolvidos no caso [para não esconderem que a operação é partidária, vários deles se declararam aecistas e xingaram Dilma em seus facebooks, em 2014] pretendem buscar parcerias com procuradores nos Estados que possam receber desdobramentos da Lava Jato.

Curitiba, Vara cujo titular é o juiz Sérgio Moro, que recebe os processos da investigação, só poderá ficar com processos comprovadamente ligados à petroleira, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). [Mesmo assim,] investigadores acreditam que o "estoque" de crimes até agora levará a "inúmeras operações" nos próximos meses [mantendo cuidadosamente o direcionamento somente contra o PT e seus aliados, e selecionadas para causar bombásticas e continuadas manchetes da "Veja", "Época", "Jornal Nacional", "Folha", "Estadão" e demais veículos da imprensa e partidos tradicionalmente a serviço da direita e do mercado financeiro internacional e brasileiro]."

FONTE: do portal "Brasil 247" (http://www.brasil247.com/pt/247/parana247/213569/Lava-Jato-prev%C3%AA-mais-tr%C3%AAs-anos-de-investiga%C3%A7%C3%A3o.htm). [Título, legenda e trechos entre colchetes acrescentados por este blog 'democracia&política'].

Nenhum comentário: