sábado, 23 de abril de 2011

PETROBRAS É A 8ª MAIOR EMPRESA DO MUNDO, SEGUNDO A FORBES


“A Petrobras já é a oitava maior empresa de capital aberto do mundo, de acordo com a novo ranking mundial elaborado pela revista americana "Forbes".

Em um ano, a empresa brasileira avançou dez posições e está empatada com o fundo americano Berkshire Hathaway, do investidor Warren Buffett, terceiro homem mais rico do planeta. O ranking traz ainda, pela primeira vez, a Vale como maior mineradora do mundo, pelos critérios da revista, após superar as rivais Rio Tinto e BHP Billinton. Outras 35 empresas brasileiras estão na listagem.

Segundo a revista, quatro parâmetros foram usados para a elaboração da lista, que relacionou as duas mil maiores companhias do mundo, envolvendo mais de 60 países: lucro líquido, vendas, ativos e valor de mercado.

O banco americano JPMorgan Chase continou, assim, como o maior conglomerado do planeta, seguido agora pelo banco britânico HSBC. Logo atrás surgem a gigante General Electric (GE) e a petrolífera Exxon Mobil.

A Petrobras teve crescimento de dois dígitos em todos os critérios da revista. So em valor de mercado o avanço foi de 25,5%, efeito da megacapitalização de R$ 120 bilhões em outubro do ano passado. A estatal tem o quinto maior valor de mercado e quinto maior lucro do planeta.

Com a escalada de posições, a Petrobras passou a ser a única empresa latinoamericana entre as dez maiores do mundo. Ela deixou para trás, inclusive, empresas que são ícones da economia dos EUA, a varejista Wal-Mart e a de telecomunicações AT&T.

A segunda empresa brasileira melhor colocada na listagem da revista é o banco Bradesco (46º), logo à frente da americana Apple e atrás da alemã Siemens. Também entre as cem maiores do planeta aparece o Banco do Brasil (51º).

Pelos critérios da publicação, a mineradora Vale avançou da 80ª para 53ª posição entre as maiores empresas do mundo. No específico setor de metais e mineração, a brasileira passou a ser a maior do mundo, ultrapassando a anglo-australiana Rio Tinto (58 no geral) e australiana BHP Billinton (67 ).

A empresa brasileira que mais perdeu espaço na listagem de um ano para o outro foi a Eletrobras, holding estatal do setor de energia. A empresa aparece como 615ª colocada, muito abaixo da 235ª posição do ano passado.”

FONTE: jornal "O Globo" (http://oglobo.globo.com/economia/mat/2011/04/21/petrobras-a-8-maior-empresa-do-mundo-segundo-forbes-924300475.asp#ixzz1KE61HqgA) [imagem do Google adicionada por este blog].

Nenhum comentário: