quinta-feira, 28 de abril de 2011

Professor Nicolelis: PALESTRA NO SIMPÓSIO NOBEL E PRÊMIO DE U$ 3 MILHÕES


Por Conceição Lemes, no “Viomundo”

“Desde 1965, a Fundação Nobel realiza os Simpósios Nobel. Afora os prêmios anuais, são o evento mais importante da instituição. São dedicados às áreas da ciência onde avanços estão ocorrendo. Mais de uma centena já aconteceu.

O de 2011 acontecerá em Estocolmo, Suécia, de 26 a 29 de maio. Chama-se “3M: Mente, Máquinas e Moléculas”.

Terá duas novidades. Uma: será multidisciplinar; até 2010, era por áreas, Física, Química, Fisiologia ou Medicina. A outra: pela primeira vez, um cientista brasileiro estará entre os conferencistas convidados.

É o neurocientista Miguel Nicolelis. Formado em Medicina pela USP, ele está há 22 anos nos Estados Unidos, onde é professor e pesquisador na Universidade Duke. É cofundador do “Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lilly Safra”.

A ideia do simpósio 3M surgiu da constatação do progresso espetacular nos dispositivos de interface cérebro-máquina, tocando as fronteiras entre Física e Medicina. Após a adição de moléculas de Química e extensão de todos os aspectos, chegamos ao simpósio 3M”, explica Jonna Petterson, da Fundação Nobel, ao “Viomundo”. “Temas como base molecular da transmissão neural, redes neuronais, interfaces cérebro-máquina, cognição e neurodegeneração serão abordados por palestrantes das esferas de Física, Química e Fisiologia ou Medicina.”

A palestra de Miguel Nicolelis será no dia 27 de maio: “Princípios da Fisiologia do conjunto de neurônios e como podem ser usados para libertar o cérebro”.

Nicolelis já ganhou 38 prêmios internacionais por suas pesquisas. Dois deles, em 2010, dos “Institutos Nacionais de Saúde” (NIH) dos Estados Unidos. Anteontem (26), foi comunicado, pelo mesmo NIH, que ganhou mais um. Desta vez de U$ 3 milhões para pesquisar como as populações de neurônios (células do cérebro) usam o tempo para apresentar a informação. Em tempos de cortes de verbas nos EUA, uma façanha."

FONTE: escrito por Conceição Lemes, no portal “Viomundo”
(http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/professor-nicolelis-palestra-no-nobel-e-premio-de-u-3-milhoes.html) [imagem do Google adicionada por este blog].

Nenhum comentário: