sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

BRASIL: “O PAÍS DOS 30 BERLUSCONI”


ONG INTERNACIONAL SOBRE MÍDIA NO BRASIL: “O PAÍS DOS 30 BERLUSCONI”

Do portal “Terra Magazine

“O cenário da mídia brasileira, com seu pequeno número de grandes grupos e meios de comunicação regionais muito dependentes do poder dos Estados, é uma espécie de "país dos 30 Bersluconi" e coloca em perigo a independência da informação, segundo um relatório publicado na quinta-feira pela organização “Repórteres Sem Fronteiras” (RSF).

"O Brasil apresenta um nível de concentração de mídia que contrasta totalmente com o potencial de seu território e a extrema diversidade de sua sociedade civil", explica a ONG de defesa da liberdade de imprensa. "O colosso parece ter permanecido impávido no que diz respeito ao pluralismo, um quarto de século depois da volta da democracia", assinala a RSF, recordando que, em 2012, houve 11 jornalistas assassinados no país.

Segundo a ONG, um dos problemas endêmicos do setor da informação no Brasil é a figura do magnata da imprensa, que "está na origem da grande dependência da mídia em relação aos centros [principalmente estrangeiros] de poder". "Dez principais grupos econômicos, de origem familiar, continuam repartindo o mercado da comunicação de massas", lamenta a RSF.

Sempre segundo a RSF, a esse sistema se acrescenta a censura na internet e denúncias que levaram ao fechamento de blogs durante as eleições municipais de 2012. Nesse sentido, citou o caso do diretor do Google Brasil, que ficou preso brevemente por não retirar do YouTube um vídeo que, teoricamente, atacava um candidato a prefeito. A organização faz referência a Fábio José Silva Coelho, que foi preso pela Polícia Federal em setembro passado a pedido do candidato a prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal.

Para reequilibrar o cenário da mídia brasileira, a “Repórteres Sem Fronteiras” recomenda reformar a legislação sobre a propriedade de grandes grupos e seu financiamento com publicidade oficial, assim como a melhoria da atribuição de frequências audiovisuais para favorecer os meios de comunicação e um novo sistema de sanções que não inclua o fechamento de mídias ou páginas, entre outras medidas.”

FONTE: portal “Terra Magazine (http://noticias.terra.com.br/brasil/politica/ong-sobre-midia-no-brasil-o-pais-dos-30-berlusconi,e0bd02380786c310VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html#tarticle) [Imagem do Google e entre colchetes adicionados por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: