quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Lula: “EUA PERDERAM A GUERRA PARA CUBA”

LULA DIZ QUE EUA PERDERAM GUERRA PARA CUBA E PEDE FIM DO BLOQUEIO

“O ex-presidente discursou na cerimônia de encerramento da “3ª Conferência Internacional pelo Equilíbrio do Mundo”, patrocinada pela UNESCO [ONU], que acontece na capital cubana. Ele ressaltou a importância do evento para a integração latino-americana e criticou a cobertura feita pela imprensa dos governos progressistas latino-americanos.

Havana – Em discurso na “3ª Conferência Internacional pelo Equilíbrio do Mundo”, patrocinada pela UNESCO e que acontece na capital cubana, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que os Estados Unidos perderam a guerra para Cuba e pediu fim do bloqueio econômico imposto pelos norte-americanos ao país.

Não existe mais nenhuma razão de se manter o bloqueio [de Cuba] a não ser a teimosia de quem não reconhece que perdeu a guerra, e perdeu a guerra para Cuba”, disse Lula, ao discursar no encerramento da conferência.

Espero que [Barack] Obama, neste mandato, tenha um olhar mais igualitário e mais justo para a nossa querida América Latina”, defendeu o ex-presidente. “Como sou otimista, eu acredito que, um dia, os Estados Unidos vão rever a sua posição, e espero que seja no governo Obama, pois não tem nenhuma razão para continuar com o bloqueio a Cuba.”

A conferência é a terceira realizada em 10 anos e se propõe a debater, internacionalmente, a contribuição intelectual do herói da independência cubana José Martí. O evento coincide com os 160 anos de Martí e com o aniversário de 60 anos da invasão do Quartel Moncada, importante marco da revolução cubana. Participaram cerca de 1500 pessoas, dos quais 800 estrangeiros de 44 países.

Lula abriu o seu discurso pedindo um minuto de silêncio para as vítimas do incêndio em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e fez uma homenagem a Hugo Chávez, que se encontra internado em hospital de Havana para tratamento de câncer na região pélvica.

O ex-presidente ressaltou a importância do evento para a integração latino-americana e criticou a imprensa. “Nem reclamo, porque, no Brasil, a imprensa 'gosta' muito de mim”, afirmou. ["Eu não reclamo, porque, no Brasil a imprensa gosta muito de mim, só fala bem de mim. Nasci assim, sou assim e vou morrer assim, irritando eles"].

Eles não gostam da esquerda, não gostam de [Hugo] Chávez, não gostam de [Rafael] Correa, não gostam de Mujica, não gostam de Cristina [Kirchner],não gostam de Evo Morales, e não gostam, não pelos nossos erros, mas pelos nossos acertos”, disse. Para Lula, as elites não gostam que pobre ande de avião, compre um carro novo ou tenha uma conta bancária.”

FONTE: publicado no site “Carta Maior” com informações do “Instituto Lula”  (http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=21563). [Trecho entre colchetes no penúltimo parágrafo obtido no cabeçalho do blog do Noblat e adicionado por este blog 'democracia&política'].

Nenhum comentário: