quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

COMEÇA A OPERAR O QUARTO NAVIO DO PROMEF (e comandado por mulheres)


“A Transpetro recebe amanhã, quinta-feira (17/01), o navio de produtos ‘Rômulo Almeida’ [fabricado no Estaleiro Mauá, Niteroi, RJ], quarta embarcação do ‘Programa de Modernização e Expansão da Frota’ (PROMEF) a iniciar as operações. 

Com 183 metros de comprimento e capacidade para 56 milhões de litros de combustíveis, o navio Rômulo Almeida será usado para o transporte de derivados claros de petróleo, como gasolina e diesel.

Com o “Rômulo Almeida”, o PROMEF contabiliza quatro navios em operação no prazo de pouco mais de um ano. Os demais já entregues são os navios de produtos “Celso Furtado e “Sérgio Buarque de Holanda”, pelo Estaleiro Mauá (RJ), e o petroleiro suezmax João Cândido”, pelo EAS (PE).

O Rômulo Almeida será o primeiro navio brasileiro com duas mulheres no comando. A paraense Hildelene Lobato Bahia, que será a comandante do Rômulo Almeida, foi a primeira mulher brasileira a atingir o posto mais alto da hierarquia da Marinha Mercante. A carioca Vanessa Cunha será a sua imediata.

 A comandante Hildelene Lobato Bahia

A subcomandante (Imediata) Vanessa Cunha

Com investimento de R$ 10,8 bilhões na encomenda de 49 embarcações, o PROMEF garantiu as bases para o ressurgimento da indústria naval brasileira, permitindo a abertura de novos estaleiros e a modernização dos estaleiros existentes. O Brasil já tem a quarta maior carteira de encomendas de navios do mundo. O setor, que chegou a ter menos de dois mil trabalhadores na virada do século, emprega hoje mais de 60 mil pessoas.”

FONTE: blog “Fatos e Dados”, da Petrobras (http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/2013/01/14/comeca-a-operar-o-quarto-navio-do-promef/). [Imagens do Google adicionadas por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: