sábado, 19 de janeiro de 2013

EMBRAER - VENDE 35 E-JETS POR U$1,5 BILHÕES À IRLANDA


Embraer 190
“São José dos Campos, 17 de janeiro de 2013  A Embraer assinou um contrato com a Aldus Aviation Limited, empresa de leasing da Irlanda, para a venda de 20 E-Jets, sendo cinco EMBRAER 175 e 15 EMBRAER 190. O contrato contempla também 15 direitos de compra para qualquer um dos modelos da família de E-Jets. O valor total do negócio pode alcançar até USD 1,56 bilhão, nas condições econômicas de 2012. Os pedidos firmes já estão inclusos na carteira de pedidos a entregar da Embraer do quarto trimestre de 2012, listados como “cliente não divulgado”.
Este pedido da Aldus Aviation, que opera uma frota 100% de aviões fabricados pela Embraer, confirma o valor dos E-Jets para empresas de leasing e financiamento como um excelente ativo financeiro”, disse Paulo Cesar Silva, Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial. “É gratificante poder contar com a Aldus para oferecer às companhias aéreas oportunidades de leasing. A Aldus tem sido um parceiro de sucesso da Embraer, posicionando aeronaves pela Europa, Oriente Médio, Autralásia e Américas do Sul e Central, e este pedido nos permitirá desenvolver juntos novas oportunidades de mercado.”
Este pedido é o ápice de muitos anos de cooperação bem-sucedida com a Embraer no desenvolvimento do mercado de leasing para a família de E-Jets”, disse Stephen Gorman, CEO da Aldus Aviation. “Vemos a família de E-Jets como o produto ideal, não só para a Aldus, mas para companhias aéreas que buscam oferecer uma experiência de voo de qualidade aos passageiros, gerando lucros em um mercado desafiador. Várias oportunidades significativas estão em perspectiva e acreditamos que os E-Jets da Embraer serão cada vez mais vitais para o planejamento de frota em muitas companhias aéreas.”
Desde 2004, a Embraer entregou mais de 900 E-Jets. Atualmente, 63 companhias aéreas em 43 países operam essa versátil família de quatro aeronaves de 70 a 120 assentos. Os clientes da Embraer operam os E-Jets em uma variedade de modelos de negócios que vão desde operações programadas de turismo ao uso dos E-Jets por empresas aéreas tradicionais e de baixo custo, além de rotas regionais.
Os E-Jets estabeleceram novos padrões em termos ergonômicos, de eficiência operacional e de economia para jatos da categoria de 70 a 120 assentos com características únicas, como a tecnologia fly-by-wire, que melhora as características de voo e reduz a carga de trabalho dos pilotos. Dessa forma, os E-Jets vêm auxiliando companhias aéreas a ajustar capacidade à demanda, substituir aeronaves antigas e ineficientes e desenvolver novos mercados com menores custos, maior eficiência e grande conforto para os passageiros.
SOBRE A ALDUS AVIATION
A Aldus Aviation Limited é uma empresa irlandesa de leasing internacional focada na propriedade e arrendamento da família de E-Jets da Embraer (70-120 assentos). A Aldus Aviation Limited gerencia aeronaves em nome de Aldus Aviation Fund Limited e, em 31 de dezembro de 2012, o grupo tinha 21 aeronaves EMBRAER 170/190/195 posicionadas na Europa, Oriente Médio, Austrália, América Central e América do Sul. A empresa adquiriu a primeira aeronave da Embraer em 2008. A empresa, cuja sede é na Irlanda, é gerida por experiente equipe de profissionais da indústria, e possui escritórios de representação no Reino Unido, EUA e África do Sul. Para mais informações, visite http://www.aldusaviation.com.”
COMPLEMENTAÇÃO
EMBRAER GANHA ENCOMENDA DE US$ 215 MILHÕES

Por Virginia Silveira, no “Valor”

"A área de defesa da Embraer, que em 2012 registrou receita superior a US$ 1 bilhão, começou o ano com uma carteira de pedidos mais robusta. A Força Aérea Brasileira (FAB), principal cliente da companhia no setor de defesa, assinou contrato de US$ 215 milhões para a modernização de cinco aeronaves E 99, utilizadas em missões de vigilância e alerta aéreo antecipado na Amazônia.

 Embraer E-99

Com o novo contrato, o volume de pedidos em carteira da unidade de Defesa e Segurança da Embraer, que no último trimestre de 2012 era de US$ 3,4 bilhões, subiu para US$ 3,7 bilhões. O setor respondeu por 18% da receita global da empresa no ano passado e a previsão é que, em 2013, seja responsável por cerca de 20% do faturamento.
O projeto de modernização das aeronaves de vigilância da FAB, segundo a Embraer, prevê a atualização dos sistemas de guerra eletrônica, de comando e controle, de contramedidas eletrônicas e do radar de vigilância Aérea. Parte do trabalho será feita pela ATECH, empresa coligada da Embraer Defesa e Segurança.

Desenvolvido sobre a plataforma do jato regional ERJ-145, o E-99 realiza missões de gerenciamento do espaço aéreo, posicionamento de caças e controle de interceptação, inteligência eletrônica e vigilância de fronteiras.
O E-99, designação que a FAB deu para as aeronaves EMB 145 AEW&C, da Embraer, atua em conjunto com três aeronaves R-99, da mesma plataforma, mas com a função de identificar queimadas e desmatamento ilegal, poluição de rios e áreas alagadas, além de levantamento de dados para mapeamento da Amazônia.
Embraer R-99

As atividades da Embraer Defesa e Segurança relacionadas à modernização de aeronaves estão apoiadas hoje em três projetos principais, além do E-99: o segundo lote dos caças F-5 BR (11 aeronaves), o AMX (44 aeronaves) e os caças A-4, da Marinha (12).

Em entrevista concedida ao “Valor” no fim do ano passado, o presidente da Embraer Defesa e Segurança, Luiz Carlos Aguiar, disse que alguns projetos, como o AMX e o A-4, terão incremento a partir deste ano, pois terminaram a fase de desenvolvimento e engenharia e vão começar a fase de produção, o que representará crescimento na receita e no fluxo do negócio.
O projeto de desenvolvimento na área de defesa mais desafiador para a Embraer, no entanto, continua sendo o do cargueiro KC-390, que tem voo inaugural previsto para outubro de 2014. Atualmente, segundo o Ministério da Defesa, mais de 800 engenheiros e técnicos da Embraer estão engajados nesse projeto.”

 Embraer KC-390
FONTE: reportagem de Virgínia Silveira publicada no jornal “Valor” (http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?page=notimp) [Imagens do Google adicionadas por este blog ‘democracia&política’].

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