PREVISÃO É LANÇAMENTO EM JUNHO NA FEIRA DE LE BOURGET (Paris), A MAIOR DO SETOR. NOVOS JATOS DEVEM ENTRAR EM OPERAÇÃO EM 2018
Por Chico Pereira
“Nove anos após ter entrado em operação, os jatos da Embraer para a aviação comercial entre 70 e 120 assentos vão ganhar segunda geração de aeronaves, que deve garantir a permanência da família no portfólio da empresa pelo menos por mais 20 anos.
O lançamento oficial do projeto ocorrerá ainda este ano, mas sem data prevista.
Existe expectativa de que a companhia anuncie o lançamento durante a “Paris Air Show”, em Le Bourget, a maior e mais importante feira mundial de aviação, que será realizada em junho.
A previsão é que a nova geração de jatos comerciais da companhia entre em operação a partir de 2018.
MODERNIZAÇÃO
Sucesso de vendas, os EJets 170/190 vão passar por modernização tecnológica, inclusive com remotorização.
A Embraer já selecionou as empresas que vão modernizar a família para a segunda geração de aviões.
Os novos jatos serão equipados com motores Pratt & Whitney e sistemas aviônicos da Honeywell. Os atuais voam com motores GE.
Segundo a Embraer, os motores de última geração resultarão em melhorias de dois dígitos no consumo de combustível, na manutenção e no ruído externo.
A “UTC Aerospace Systems” fornecerá o sistema de geração e distribuição elétrica, rodas e freios de carbono. A Unidade de Potência Auxiliar (APU) será da Pratt & Whitney.
VENDAS
Desde o lançamento dos EJets, em 2004, a Embraer já comercializou 1.136 aeronaves da família, segundo informações da empresa.
Já foram entregues 925 jatos e a companhia possui carteira firme de encomendas de 211 unidades.
O Embraer 190 é o modelo mais vendido, com total de 556 encomendas firmes e 264 opções. Foram feitas 459 entregas e a carteira tem 97 pedidos firmes, segundo o balanço financeiro do primeiro trimestre da empresa, divulgado no dia 29 de abril.
EMPRESA VOLTA A FECHAR BONS NEGÓCIOS
Após amargar período de três anos de baixas vendas por causa da crise econômica mundial, a Embraer voltou a fechar bons negócios este ano na aviação comercial.
O reaquecimento do mercado aeronáutico proporcionou à empresa retomar as vendas para os Estados Unidos, principal destino da suas aeronaves para a aviação comercial.
O modelo Embraer 175 é o destaque. As aéreas norte-americanas estão renovando a sua frota de jatos de 50 assentos para modelos de 70 a 80.
No começo do ano, a empresa anunciou a venda de 47 jatos desse modelo para a “Republic Airways” com opção para a compra de mais 47 unidades, negócio que pode atingir US$ 4 bilhões.
Para a “American Airlines”, foram vendidos 30 jatos 175 com opção para mais 40.
A “UTC Aerospace Systems” fornecerá o sistema de geração e distribuição elétrica, rodas e freios de carbono. A Unidade de Potência Auxiliar (APU) será da Pratt & Whitney.
VENDAS
Desde o lançamento dos EJets, em 2004, a Embraer já comercializou 1.136 aeronaves da família, segundo informações da empresa.
Já foram entregues 925 jatos e a companhia possui carteira firme de encomendas de 211 unidades.
O Embraer 190 é o modelo mais vendido, com total de 556 encomendas firmes e 264 opções. Foram feitas 459 entregas e a carteira tem 97 pedidos firmes, segundo o balanço financeiro do primeiro trimestre da empresa, divulgado no dia 29 de abril.
EMPRESA VOLTA A FECHAR BONS NEGÓCIOS
Após amargar período de três anos de baixas vendas por causa da crise econômica mundial, a Embraer voltou a fechar bons negócios este ano na aviação comercial.
O reaquecimento do mercado aeronáutico proporcionou à empresa retomar as vendas para os Estados Unidos, principal destino da suas aeronaves para a aviação comercial.
O modelo Embraer 175 é o destaque. As aéreas norte-americanas estão renovando a sua frota de jatos de 50 assentos para modelos de 70 a 80.
No começo do ano, a empresa anunciou a venda de 47 jatos desse modelo para a “Republic Airways” com opção para a compra de mais 47 unidades, negócio que pode atingir US$ 4 bilhões.
Para a “American Airlines”, foram vendidos 30 jatos 175 com opção para mais 40.
LUCRO DA EMPRESA TEM QUEDA DE 67%
A Embraer registrou recuo de 67% no lucro líquido apurado no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. A empresa registrou lucro de R$ 61,7 milhões ante R$ 187,6 milhões no período comparado. A companhia faturou no primeiro trimestre R$ 2,156 bilhões. As entregas também foram menores em relação a 2012.
A Embraer registrou recuo de 67% no lucro líquido apurado no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. A empresa registrou lucro de R$ 61,7 milhões ante R$ 187,6 milhões no período comparado. A companhia faturou no primeiro trimestre R$ 2,156 bilhões. As entregas também foram menores em relação a 2012.
AVIAÇÃO COMERCIAL
Participação: O segmento da aviação comercial ainda é o carro-chefe do faturamento da Embraer.
Percentual: No ano passado, a aviação comercial foi responsável por 61% do total do faturamento da companhia.
Trimestre: No primeiro trimestre deste ano, o segmento respondeu por 59% da receita.
PEDIDOS:
Participação: O segmento da aviação comercial ainda é o carro-chefe do faturamento da Embraer.
Percentual: No ano passado, a aviação comercial foi responsável por 61% do total do faturamento da companhia.
Trimestre: No primeiro trimestre deste ano, o segmento respondeu por 59% da receita.
PEDIDOS:
Jato 170: A Embraer registra 193 pedidos firmes do modelo e 27 opções de compra. Foram entregues 187 aeronaves. Restam 9 pedidos firmes.
Jato 175: A empresa registra 245 pedidos firmes e 313 opções. Foram entregues 165 aeronaves. Restam 80 para entrega.
Jato 190: Estrela da família, a companhia registra 556 pedidos firmes e 264 opções de compra. As entregas somam 459. Restam na carteira 97 entregas firmes.
Jato 195: A empresa registra 142 pedidos firmes e 20 opções. Foram entregues 117. Restam 25 pedidos.”
FONTE: jornal “O Vale”. Transcrito no site “DefesaNet” (http://www.defesanet.com.br/aviacao/noticia/10833/Jatos-da-Embraer-ganham-segunda-geracao-).
COMPLEMENTAÇÃO
E-JETS - EMBRAER ANUNCIA FORNECEDORES DE SISTEMAS PARA SEGUNDA GERAÇÃO
“São José dos Campos, SP, 13 maio de 2013 – A Embraer S.A. definiu mais alguns fornecedores para importantes sistemas que equiparão a segunda geração de E-Jets, cuja entrada em serviço está prevista para 2018. A Embraer selecionou a “Moog” para fornecer o sistema de controle fly-by-wire, composto por um computador de comandos de voo e todos os atuadores hidráulicos das superfícies primárias, spoilers e ground spoilers.
A “Rockwell Collins” foi selecionada para fornecer o sistema de controle do estabilizador horizontal, composto por um controlador eletrônico e um atuador mecânico.
O sistema de controle das superfícies flap & slat, composto por um controlador eletrônico, atuadores mecânicos, uma unidade de transmissão de potência, tubos de torques e sensores, será fornecido pela “Liebherr”, empresa que também foi selecionada para os sistemas ambientais (ou AMS-Air Management System). Fazem parte do AMS os sistemas de sangria de ar do motor (bleed), ar-condicionado, pressurização da cabine e proteção contra gelo.
A segunda geração de E-Jets representará passo significativo no compromisso da Embraer de investir continuamente nessa linha de jatos comerciais. Motores de última geração, juntamente com novas asas de aerodinâmica avançada, moderno sistema eletrônico de comandos de voo fly-by-wire, assim como outras evoluções de sistemas, resultarão em melhorias de dois dígitos no consumo de combustível, bem como nos custos de manutenção, e menores emissões e ruído externo das aeronaves.
O objetivo da Embraer é oferecer sempre o melhor produto e manter sua liderança no mercado de 70 a 120 assentos, no qual mais de 900 E-Jets estão em serviço em todo o mundo. Atualmente, mais de 60 clientes de 40 países já operam ou estão prestes a receber os E-Jets da Embraer.”
A “Rockwell Collins” foi selecionada para fornecer o sistema de controle do estabilizador horizontal, composto por um controlador eletrônico e um atuador mecânico.
O sistema de controle das superfícies flap & slat, composto por um controlador eletrônico, atuadores mecânicos, uma unidade de transmissão de potência, tubos de torques e sensores, será fornecido pela “Liebherr”, empresa que também foi selecionada para os sistemas ambientais (ou AMS-Air Management System). Fazem parte do AMS os sistemas de sangria de ar do motor (bleed), ar-condicionado, pressurização da cabine e proteção contra gelo.
A segunda geração de E-Jets representará passo significativo no compromisso da Embraer de investir continuamente nessa linha de jatos comerciais. Motores de última geração, juntamente com novas asas de aerodinâmica avançada, moderno sistema eletrônico de comandos de voo fly-by-wire, assim como outras evoluções de sistemas, resultarão em melhorias de dois dígitos no consumo de combustível, bem como nos custos de manutenção, e menores emissões e ruído externo das aeronaves.
O objetivo da Embraer é oferecer sempre o melhor produto e manter sua liderança no mercado de 70 a 120 assentos, no qual mais de 900 E-Jets estão em serviço em todo o mundo. Atualmente, mais de 60 clientes de 40 países já operam ou estão prestes a receber os E-Jets da Embraer.”
FONTE DA COMPLEMENTAÇÃO: site “DefesaNet” (http://www.defesanet.com.br/aviacao/noticia/10836/E-Jets---Embraer-anuncia-fornecedores-de-sistemas-para-segunda-geracao-).
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