quarta-feira, 22 de maio de 2013

DILMA ROUSSEFF É A 2ª MULHER MAIS PODEROSA DO MUNDO (‘FORBES’-EUA)

A presidente Dilma Rousseff a segunda mulher mais poderosa do mundo, destaca hoje na capa a revista 'Forbes'

Da agência francesa estatal de notícias AFP; divulgado em Nova York (EUA). Transcrito no portal UOL

A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, é a segunda mulher mais poderosa do mundo, atrás apenas da chanceler alemã Angela Merkel, segundo o ranking anual da revista Forbes.

A chanceler alemã Angela Merkel, 58, lidera a lista anual das 100 mulheres mais poderosas do mundo, da revista norte-americana "Forbes", pelo terceiro ano consecutivo, segundo o ranking divulgado nesta quarta-feira (22). Merkel foi considerada a mulher mais poderosa em oito dos 10 anos da lista. É a segunda pessoa mais poderosa do mundo, segundo a revista, ficando atrás apenas de Barack Obama.

Dilma, que ficou na terceira posição por dois anos consecutivos, alcançou o segundo lugar após a saída de Hillary Clinton do posto de secretária de Estado americano, o que fez a ex-primeira dama dos Estados Unidos cair para o quinto lugar.

Outra brasileira aparece entre as 20 primeiras da lista da revista americana: a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, no 18º lugar.

MULHERES MAIS PODEROSAS DO MUNDO:

Angela Merkel, chanceler da Alemanha
Dilma Rousseff, presidente do Brasil
Melinda Gates, da Fundação Bill e Melinda Gates
Michelle Obama, primeira-dama dos EUA
Hillary Clinton, política dos EUA
Sheryl Sandberg, diretora do Facebook
Christine Lagarde, diretora do FMI
Janet Napolitano, secretária da Segurança Nacional dos EUA
Sonia Gandhi, política da Índia
Indra Nooyi, presidente do grupo PepsiCo

Depois da presidente brasileira aparecem Melinda Gates - que preside ao lado do marido a Bill and Melinda Gates Foundation -, e a primeira-dama dos Estados Unidos Michelle Obama.

A presidente argentina Cristina Kirchner caiu 10 posições na lista e aparece na 26ª posição.

A lista anual inclui mulheres influentes na política, negócios, imprensa, entretenimento, tecnologia e organizações sem fins lucrativos, classificadas por fortuna, presença na mídia e impacto, segundo a revista.

"A ascensão de marcas pessoais e o esforço de empreendedorismo na lista deste ano de mulheres poderosas são tendências excitantes quando celebramos o 10º ano de publicação da lista", disse Moira Forbes, presidente e editora da “ForbesWoman”.

"De Cingapura a Arábia Saudita, do Reino Unido aos Estado Unidos e além, as 100 mulheres mais influentes em nossa lista têm impacto indelével e duradouro no mundo em que vivemos", completou.

Entre as empresárias da lista estão a CEO da Hewlett-Packard Meg Whitman (nº 15) - que está na capa da revista -, assim como uma das principais diretoras do Facebook, Sheryl Sandberg (nº 6), e a CEO do Yahoo! Marissa Mayer (nº 32).

A lista da Forbes conta com representantes de 26 nacionalidades, mas com claro domínio americano.


Pelo segundo ano consecutivo, a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, aparece na terceira posição na lista de mulheres mais poderosas da "Forbes". Desta vez ela foi o destaque na capa da edição da revista norte-americana que traz o ranking completo, composto por 100 mulheres

21.set.2011- Dilma Rousseff abre a Assembleia Geral da ONU. Em seu discurso, a presidente defendeu a entrada da Palestina como membro efetivo da ONU

FONTE: agência francesa estatal de notícias AFP; divulgado em Nova York (EUA) e transcrito no portal UOL  (http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2013/05/22/dilma-rousseff-e-a-segunda-mulher-mais-poderosa-do-mundo-na-lista-da-forbes.htm). [Reformatações, mudanças de posição e cortes no texto introduzidos por este blog 'democracia&política'].

Nenhum comentário: