terça-feira, 14 de maio de 2013

AVANÇA CONSTRUÇÃO NO BRASIL DA GIGANTESCA PLATAFORMA P-61


CONCLUÍDA UNIÃO DE CASCO E CONVÉS 

“Foi concluído segunda-feira (13/5), na Baía da Ilha Grande (RJ), o ‘deck mating’ da P-61, primeira plataforma do tipo TLWP (Tension Leg Wellhead Plataform) construída no Brasil. O ‘deck mating’ é uma operação para unir o casco ao convés da unidade. A construção da P-61 entra agora na reta final.

Após a fase de integração, será instalada no campo de “Papa-Terra”, na Bacia de Campos.

O casco foi construído no “Estaleiro BrasFELS”, em Angra dos Reis (RJ), e a P-61 será nossa primeira plataforma TLWP. Esse tipo de unidade de produção é semelhante a uma semissubmersível, mas usa tendões verticais para a sua ancoragem, ao invés das linhas de ancoragem padrão. Essa tecnologia faz com a que a plataforma tenha baixa amplitude de movimentos, permitindo que as “árvores de natal” (equipamentos de controle na cabeça dos poços) sejam secas e instaladas no convés da TLWP, ao invés de submarinas, como nas plataformas do tipo SS (Semissubmersíveis) e FPSO (sigla em inglês que significa plataforma que produz, processa, armazena e escoa petróleo).

O “DECK MATING”

A operação de “Deck Mating” teve início no dia 2 de maio, quando o casco da P-61 saiu do estaleiro e foi rebocado e ancorado na baía de Ilha Grande, onde foram realizados vários testes de submersão. Durante a operação, o casco foi submergido e o convés foi transportado sobre uma balsa e posicionado sobre o casco. Com gradativa e controlada perda de lastro, o casco emergiu e levantou o convés até que balsa fosse retirada. Após as manobras, o convés foi acoplado ao casco definitivamente.

A P-61 será instalada no campo de “Papa-Terra”, no pós-sal da Bacia de Campos, e vai operar em conjunto com a P-63, que está sendo construída em Rio Grande (RS). A capacidade de produção do campo de “Papa-Terra” é de 140 mil barris diários e tem a participação de 62,5% da Petrobras como operadora e 37,5% em parceria com a Chevron.”

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