sexta-feira, 27 de junho de 2008

ATENTADO SUICIDA DA MÍDIA: TERRORISMO SOBRE A INFLAÇÃO

Esta semana, a imprensa publicou manifestação do ex-senador do DEM-PFL Jorge Konder Bornhausen. O ex-presidente dos “Democratas” (sic) expressou que o seu partido pretende ganhar as eleições criticando o recrudescimento da inflação e culpando exclusivamente o governo Lula por isso.

Dentro dessa pauta “conservadora”, a grande mídia brasileira já desenvolve há muitos dias uma intensa campanha de alarme e terror sobre os males que os pobres já estariam sofrendo por conta da inflação.

Essa união de esforços da imprensa para o objetivo político da volta da direita (PSDB/DEM e colaboradores, como o PPS) ao poder é um suicídio terrorista. Todos, sem exceção, sofreremos com inflação elevada.

A inflação ocorre por fatores objetivos, mas é fortemente auto-alimentada por fatores subjetivos, como pelo sentimento magnificado pela mídia de que há crescente inflação e de que precisamos nos defender dela aumentando os preços dos nossos respectivos produtos ou serviços. O processo, assim, entra em escalada exponencial.

Um exemplo simplista, por analogia. Imaginemos que os passageiros de um navio não gostem do comandante e comecem a acusá-lo de que o navio é inseguro, tem vazamentos, vai afundar. Para comprovar as acusações e atingir realmente o comandante, os passageiros são levados por líderes a fazer buracos no casco. Naquela campanha, todos morrem juntos.

Será que o DEM/PSDB/Mídia estão divulgando a verdadeira situação da inflação no Brasil e no mundo? Para melhor conhecer o problema, selecionei um esclarecedor artigo de Paulo Nogueira Batista Junior publicado na Folha de São Paulo de ontem (ver próxima postagem, mais acima).

Nenhum comentário: