sábado, 21 de junho de 2008

O PERIGOSO MUNDO DA WEB

No site “Terra Magazine”, encontrei ontem (20/06), na coluna “Dia a dia, bit a bit” de Silvio Meira, um interessante texto para os navegadores da ‘web’. Transcrevo:

“Mais de 19% de todos os domínios que terminam por “.hk” [de Hong Kong] representam algum tipo de ameaça à segurança de seus visitantes. Quase um em cada cinco. É muito. Hong Kong é o lugar mais perigoso da web. O segundo e distante lugar é “.cn”, a China, ali pelos 11%. A conclusão é da McAfee, parte do relatório 'Mapping the mal web, revisited', publicado em 04/06.

“O risco da web em 2008, segundo a McAfee, é similar ao de 2007, com 4.1% de todos sites situados em países [como em “.br”] e domínios de alto nível genéricos [tipo “.name”] considerados perigosos. O Brasil aparece bem na foto [0.76% dos sites oferecendo algum risco], como de resto quase todo o continente americano.

O domínio considerado mais seguro é a Finlândia, com um em cada dois mil sites oferecendo algum risco. Tudo a ver com o tamanho da população, língua, educação e cultura [e sua penetração no planeta].

O estudo levou em conta quase dez milhões de sites e mede, de uma certa forma, a temperatura do caos na rede.”

Nenhum comentário: