sábado, 28 de junho de 2008

AS “ADVERSATIVAS” CONTINUAM EM DESTAQUE NA IMPRENSA

Em algumas postagens deste blog, como as dos dias 19 e 11 de junho e a de 23 de janeiro, já comentamos o uso abusivo das conjunções adversativas pela nossa imprensa, sempre após alguma notícia favorável ao governo Lula.

Relembro um trecho: “as redações dos veículos de comunicação brasileiros, dentro da forte luta deles pelo retorno do PSDB/PFL-DEM ao poder, devem, obrigatoriamente, introduzir, nas boas informações sobre o governo Lula, conjunções coordenativas adversativas: mas, porém, todavia, contudo, entretanto...Essas conjunções e outras subordinativas concessivas ou locuções conjuntivas devem ser sempre associadas a uma boa notícia sobre o governo atual: no entanto, ainda assim, não obstante, apesar de que, ainda que, em que pese, embora, conquanto...

Essa diretriz das redações continua inalterada. Vejamos alguns exemplos de hoje (28/06):

FOLHA ONLINE

“Bolsa Família aplaca a fome, mas não acaba com a miséria. Beneficiários declaram consumir mais alimentos, mas programa não diminui a dependência dos recursos.”

O GLOBO

"Fome atinge maioria dos que têm Bolsa Família. Apesar de beneficiadas pelo Bolsa Família, 20,7% das famílias inscritas no programa ainda passam fome e 34,1% sofrem com a falta de comida em casa”.

FOLHA DE SÃO PAULO

"Bolsa Família não faz sair da pobreza, dizem beneficiários. Pesquisa coordenada pelo Ibase (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas) com beneficiários do Bolsa Família revela que o programa os ajuda a comprar comida, mas não a superar a pobreza e reduzir a dependência dessa verba.”

Nenhum comentário: