terça-feira, 1 de julho de 2008

ONGs ESTRANGEIRAS: 350 NA AMAZÔNIA E NENHUMA NO NORDESTE

Essa quantidade (350) refere-se às ONGs legalizadas. Na postagem de ontem deste blog já vimos que há dezenas de milhares de ONGs estrangeiras atuando clandestinamente na Amazônia.

O blog “Conversa Afiada” do jornalista da Record Paulo Henrique Amorim postou hoje um interessante texto, que transcrevo:

ONGS: VOCÊ CONSEGUE ENTENDER ISSO?

“O Conversa Afiada recebeu uma colaboração de um leitor. O texto abaixo faz uma comparação entre o trabalho e a presença das ONGs estrangeiras na Amazônia e no Nordeste:

Você consegue entender isso?

Tabela----------------Vítimas da seca-----Índios da Amazônia
Quantos?----------------10 milhões------------230 mil
Sujeitos à fome?------------Sim----------------Não
Passam sede?---------------Sim----------------Não
Subnutrição-----------------Sim----------------Não
ONGs estrangeiras ajudando-Nenhuma-----------350

Provável explicação:

A Amazônia tem: ouro, nióbio, petróleo, as maiores jazidas de manganês e ferro do mundo, diamante, esmeraldas, rubis, cobre, zinco, prata, a maior biodiversidade do planeta (o que pode gerar grandes lucros aos laboratórios estrangeiros) e outras inúmeras riquezas que somam 14 trilhões de dólares.

O nordeste não tem tanta riqueza, por isso lá não há ONGs estrangeiras ajudando os famintos.

Tente entender:

Há mais ONGs estrangeiras indigenistas e ambientalistas na Amazônia brasileira do que em todo o continente africano, que sofre com a fome, a sede, as guerras civis, as epidemias de AIDS e Ebola, os massacres e as minas terrestres.

Agora uma pergunta: Você não acha isso, no mínimo, muito suspeito?

É uma reflexão interessante.”

3 comentários:

Luís Pessoa disse...

Quais são as fontes destas informações? Achei exagero que não tenha nenhuma ONG de ajuda aos pobres do Nordeste, embora seja provável que existam poucas pelos motivos que foram expostos.

Luís Pessoa disse...

Uma correção no comentário que fiz. Substituir "pobres" por "vítimas da seca"

Luís Pessoa disse...

Ainda contribuindo para esclarecer , um amigo sociólogo, estudioso sobre este assunto, mostrou que existem sim ONGs estrangeiras atuando na ajuda no combate à seca do Nordeste ao contrário do que foi divulgado neste artigo. Eis algumas:

DIAKONIA - Ação Ecumênica Sueca
Visão Mundial
Caritas
Oxfam