quarta-feira, 17 de março de 2010

CRÉDITOS INDICAM ECONOMIA AINDA MAIS AQUECIDA

"Procura das empresas por crédito tem maior alta em 17 meses, diz Serasa

A procura das empresas brasileiras por crédito teve alta de 11,4% em fevereiro em comparação com igual mês de 2009. Esse foi o maior crescimento em 17 meses – em setembro de 2008, a expansão havia sido de 12,6%.

Segundo pesquisada divulgada nesta quarta-feira pela Serasa, comparada com janeiro deste ano, a demanda por empréstimos caiu 3,6%, mas por causa do efeito calendário, já que o segundo mês do ano tem menor quantidade de dias úteis.

No acumulado dos dois primeiros meses do ano, o avanço é de 7,1%.

Porte

No mês passado, a alta de 11,4% foi liderada pelo crescimento de 15,7% na procura por crédito das grandes empresas, seguida pelo crescimento de 12,7% na demanda das micro e pequenas e empresas. Já as médias apresentaram recuo de 7,1%.

Esta queda, segundo a Serasa, reflete, provavelmente, um cenário internacional ainda dominado pelo baixo dinamismo econômico.

Setor

A pesquisa também mostra que as empresas do segmento de serviços lideraram a busca por crédito, com alta de 13,5% em fevereiro em relação a igual período de 2009. Em seguida, ficaram as empresas ligadas ao comércio, com avanço de 10,6%. As indústrias, por sua vez, ficaram com o menor crescimento da procura por crédito: de 7,9%.

Região

Por locais, a maior alta na procura por crédito ficou com a Região Centro-Oeste (15,7%), enquanto a menor elevação ficou com a Região Sul (9,2%)."

FONTE: publicado hoje (17/03) no portal UOL [título colocado por este blog].

Nenhum comentário: