quarta-feira, 17 de março de 2010

IBOPE: SERRA CAI 3% E DILMA SOBE 13% !


NA PESQUISA ESPONTÂNEA, DILMA JÁ ESTÁ COM 14% E SERRA COM 10%

"Serra cai, mas [ainda] fica em 1º lugar, diz Ibope

O pré-candidato a presidente pelo PSDB, José Serra, registrou queda nas intenções de voto, mas continua em primeiro lugar na corrida pelo Palácio do Planalto, segundo pesquisa Ibope que foi divulgada hoje (17.março.2010). Serra aparece com 35% (tinha 38% em novembro), à frente de Dilma Roussef (PT), que tem 30% (contra 17% em novembro).

[Cenários:
1) Em um cenário em que Ciro não concorre à Presidência, a diferença entre Serra e Dilma permanece de cinco pontos percentuais, com o governador de São Paulo somando 38% da preferência dos entrevistados e Dilma, 33%. Já a candidata Marina Silva teria 8% das intenções neste cenário.
2) hipótese de o candidato do PSDB ser Aécio Neves]

Eis os principais dados da pesquisa:



Fatos a serem observados:

1) resiliência de Serra: o tucano cai em todos os levantamentos, mas se mantém sempre na faixa de 30% ou um pouco acima. Para quem não está falando em público sequer que é pré-candidato [porém recebedor há muito tempo de intensíssima campanha a seu favor em toda grande mídia], não deixa de ser uma demonstração de força. Mas vai resistir ao rolo compressor governista até outubro? Essa é outra história e ninguém tem a resposta;

2) Dilma se consolida: a pré-candidata petista declarada, em campanha quase aberta, realmente está consolidada. Chegou aos 30% na pesquisa estimulada. Na espontânea, já está com 14% (Serra tem 10%). A dúvida agora é: a petista continua a avançar ou reduz o ritmo?

3) Ciro e Marina: os dois não saem do lugar. Vai ser difícil furar o bloqueio da polarização formada por PSDB e PT."

FONTE: escrito pelo jornalista Fernando Rodrigues e publicado hoje (17/03) no portal UOL do Grupo "Folha", engajado há sete anos na campanha da volta da direita ao poder, com Serra/PSDB [título, 1ª frase e entre colchetes colocados por este blog. Imagem (gráfico no início do texto) obtido no blog "Tijolaço", de Brizola Neto].

P.S. DESTE BLOG:

I - INFORMAÇÕES ADICIONAIS
(obtidas em reportagem da agência britânica de notícias BBC publicada hoje no mesmo portal UOL):

Lula

A pesquisa também perguntou qual seria a influência de Lula na intenção de voto da população.

Entre os entrevistados, 53% afirmaram que prefeririam votar em um candidato apoiado por Lula, enquanto 10% afirmaram preferir votar em um candidato da oposicão.

No entanto, 42% dos entrevistados admitiram [ainda] desconhecer qual é o candidato apoiado pelo presidente.

Outros 33% afirmaram que não levarão em conta o apoio do presidente Lula na hora do voto.

A popularidade do governo Lula tambem atingiu um recorde para o levantamento, com 75% dos entrevistados considerando seu governo ótimo ou bom e 5% avaliando o governo como ruim.

Há três meses, 72% avaliavam o governo Lula positivamente e 6% o consideravam ruim."

II - INFORMAÇÕES ADICIONAIS (com base em dados da agência norte-americana de notícias Reuters):

Graças á intensa campanha da mídia a favor de Serra desde a eleição de 2002, Serra ainda é o concorrente mais conhecido pela populção: 65 por cento dos entrevistados afirmam conhecê-lo bem ou "mais ou menos". Ele também apresenta o menor índice de rejeição (25 por cento).

Já Dilma é conhecida bem ou "mais ou menos" por 44 por cento dos entrevistados, enquanto sua rejeição caiu fortemente para 27 por cento, ante os 41 por cento da pesquisa divulgada em dezembro.

Nenhum comentário: