quinta-feira, 4 de março de 2010

DEM: O DIREITO DE TER ESCRAVOS É O SAGRADO DIREITO DE PROPRIEDADE!


Demóstenes Torres e o DEM querem preservar nossas melhores tradições

DEM: as cotas, as negras e o estupro ´consensual´

O DEM não anda numa fase boa.

O único governador eleito em 2006 - Arruda - está preso, e dizem que fez um dossiê contra outras lideranças do partido. Seriam os "Cadernos do Cárcere" de Arruda - obra a revelar os bastidores de campanhas passadas, irrigadas com fartos recursos vindos da capital federal.

O prefeito de São Paulo - Kassab - move-se no pântano das enchentes, e sofre ameça de perder o mandato por irregularidades nas doações eleitorais.

Ah, mas restam as grandes lideranças no Congresso: Demóstenes Torres, Caiado... Destemidos defensores dos bons costumes, eles pregam o rompimento com Arruda, Paulo Octavio... Não compactuam com a corrupa! Isso me emociona, confesso. Uma emoção que me leva ao riso.

Mas o humor dá lugar à azia quando leio a reportagem de Laura Capriglione, na "Folha". Laura é o melhor exemplo de que as críticas que podemos fazer à (ex) grande imprensa não devem nos impedir de reconhecer o óbvio: há exceções! Há repórteres que se aproveitam das frestas da (ex) grande imprensa, e conseguem fazer um jornalismo crítico, didático, a mostrar como operam as elites brasileiras. [ver postagem de hoje deste blog de título: "DEMos RESPONSABILIZAM OS NEGROS PELA ESCRAVIDÃO!!!]

Laura Capriglione conta-nos como Demóstenes - o probo senador do DEM - referiu-se à Escravidão e à miscigenação, num debate sobre as cotas raciais nas universidades.

Vocês sabem: Demóstenes e o DEM alinham-se com aqueles que consideram as cotas um atentado contra as liberdades. Essa é a tradição de nosso liberais. No século XIX, muitos se diziam "liberais" no Brasil, e em nome do liberalismo opunham-se ao fim da Escravidão - porque isso significaria um "grave atentado contra o direito à propriedade".

Os liberais não queriam a liberdade dos escravos. Os liberais lutavam pela "liberdade" de ter escravos. Em nome do sagrado direito à propriedade!

Demóstenes e o DEM são representantes dessa "tradição" do pensamento (!) brasileiro. Por isso, querem o fim das cotas na universidades!

Normalmente, os defensores dessa tradição costumam dizer que cotas contrariam o caráter cordial de nossa nação - que é miscigenada e bonita por natureza.

Demóstenes foi um pouco mais longe. Vejam o que ele disse, de acordo com o texto da Laura Capriglione:

"Nós temos uma história tão bonita de miscigenação... [Fala-se que] as negras foram estupradas no Brasil. [Fala-se que] a miscigenação deu-se no Brasil pelo estupro. [Fala-se que] foi algo forçado. Gilberto Freyre, que é hoje renegado, mostra que isso se deu de forma muito mais consensual."

As referências à história "tão bonita" da miscigenação brasileira, ao negro traficante de mão de obra negra, o democrata usou para argumentar contra as cotas raciais, já adotadas em 68 instituições de ensino superior em todo o país, estaduais e federais. Desde 2003, cerca de 52 mil alunos já se formaram tendo ingressado na faculdade como cotistas."

FONTE: publicado hoje (04/03) no blog "O Escrivinhador", do jornalista Rodrigo Vianna [imagem de Demóstenes Torres obtida no blog do Favre].

Nenhum comentário: