terça-feira, 2 de março de 2010

DÍVIDA LÍQUIDA NO SETOR PÚBLICO NOS GOVERNOS FHC/PSDB/DEM-PFL e LULA/PT


Dívida líquida do setor público - de FHC ao final do governo Lula

Este gráfico mostra como o Governo Lula pegou a “herança maldita” da dívida líquida do setor público, em 2002, com 51,3% do PIB.

Pelo movimento inercial do desastre que foi o governo FHC, a dívida atingiu 53,5% do PIB.

Após vencer o movimento inercial do desgoverno FHC, a dívida líquida do setor público não parou de cair.

Estava em 37,3% do PIB, em 2008, quando veio a crise mundial. Subiu a 43,0% em 2009.

A previsão é de que atinja 40,0% em 2010.

Fonte: Balanço de 3 anos do PAC – Abertura"

Comentário do leitor Sergio Telles:

Augusto, excelente; gráficos assim são mais fáceis de ler. Melhor ainda se mostrar que nos 8 anos de FHC, essa dívida saiu de 24% do PIB para esses patamares elevados acima de 50%, levando o Brasil a uma situação insustentável semelhante à vivida atualmente pelos países periféricos da Europa, tal como Grécia, Itália, Irlanda e a Lituânia também."

FONTE: publicado no blog "Festival de Besteiras da Imprensa", de Augusto da Fonseca. Ambos, autor e comentarista, têm seus respectivos blogs na nossa lista "recomendamos" (ver à direita).

2 comentários:

Sergio Telles disse...

Obrigado pelo carinho, seu blog é sempre uma fonte interessante de informação, não tenho deixado muitos recados mas sempre que dá faço minhas visitas, divulgue-o mais no twitter e em listas como na Beatrice, é um trabalho de muita qualidade!

Unknown disse...

Prezado Sergio Telles
Eu é que agradeço.
O seu blog me tem sido muito útil.
Estou atrasada, pois ainda não me iniciei no twiter.
Abraço
Maria Tereza