terça-feira, 9 de março de 2010

EUA CRIARAM SANÇÕES DA OMC MAS NÃO QUEREM SOFRÊ-LAS

"Retaliação brasileira ameaça levar a guerra comercial com EUA, diz 'FT'

A decisão do Brasil de aumentar as tarifas de importação de produtos americanos, após uma autorização da Organização Mundial do Comércio (OMC), ameaça provocar uma guerra comercial entre os dois países, afirma nesta terça-feira o diário econômico britânico Financial Times.

O governo brasileiro anunciou na segunda-feira uma lista de 102 produtos americanos que deverão ter sua tarifa elevada, totalizando cerca de US$ 591 milhões em sobretaxas.

A medida foi anunciada após uma decisão favorável da OMC ao Brasil sobre uma disputa em relação aos subsídios pagos pelo governo americano aos seus produtores de algodão. A OMC autorizou o Brasil a impor até US$ 829 milhões em sobretaxas.

A medida deve entrar em vigor no próximo mês, mas o governo americano espera conseguir um acordo nos próximos 30 dias para revertê-la.

Discussões

O Financial Times observa que a questão deverá ser objeto de discussões entre as autoridades brasileiras e o secretário de Comércio americano, Gary Locke, e o assessor adjunto de segurança nacional para assuntos econômicos, Michael Froman, que chegam ao Brasil nesta terça-feira.

"O Brasil deixou claro que está aberto a um acordo antes de as novas tarifas entrarem em vigor, mas as autoridades enfatizaram que qualquer acordo deverá ser aplicado especificamente ao algodão. Uma possibilidade pode envolver transferência de tecnologia dos Estados Unidos para os produtores de algodão brasileiros", diz o jornal.

Mas a reportagem observa que é incerta a margem de manobra do governo americano para negociações, já que alterações significativas no programa de subsídios ao algodão demandariam mudanças na legislação agrícola.

"Conseguir a aprovação do Congresso poderia ser difícil", diz o jornal.

Reação

Em outro texto, o Financial Times comenta que "cada vez mais os parceiros comerciais dos Estados Unidos reagem à pressão".

Apesar disso, o jornal observa que as economias dos Estados Unidos e do Brasil "são menos dependentes do comércio do que os investidores podem temer".

A reportagem cita um levantamento da Economist Intelligence Unit segundo o qual as exportações de bens e serviços do Brasil representam apenas 14% do PIB, em comparação com 40% no Chile e na China e 30% no México. A proporção das importações, mesmo tendo dobrado desde 1990, ainda é de apenas 13% do PIB.

Do outro lado, para os Estados Unidos o Brasil representou apenas 2,5% de suas exportações de bens no ano passado."

FONTE: divulgado hoje (09/03) pela agência britânica de notícias BBC e postado no portal UOL [título colocado por este blog].

9 comentários:

Probus disse...

Se a gente significa tão pouco para as exportações dos EUA então "eles" não precisam se preocupar. E a retaliação brasileira e fichinha perto da mexicana.

Mas o rombo do algodão era, anteriormente de 2,5 bi, que desconto foi esse??

A Rodada de Doha, cadê?? A China esta questionando...

As taxas aduaneiras do METANOL brasileiro será quebrada por uma cria dos EUA, a SHELL através da COSAN... Mais uma bronca para o subsídio do caríssimo álcool de milho de Illinois, berço de Obama...

Por falar na Shell, é ela que está lá no Iraque compactuando com a Rainha Beatriz e Beth II...

E as licitação da Petrobrás, cadê? Ou ainda estão paradas... o custo do óleo está muito defasado??

Unknown disse...

Prezado Eugênio,
É a lei "do cão", "da floresta". Julgam que as obrigações são somente para os mais fracos.
Quanto à Petrobras, lhe travam os obstáculos que lhe são impostos pela asfixiante legislação nacional (TCU, IBAMA etc), especialmente contrária às nossas estatais.
Maria Tereza

Probus disse...

Nobre Maria Tereza,

Faço só uma observação: A "a lei do cão", "da floresta", seguem a métrica de "matar para comer", existe uma ÉTICA, uma racionalidade. E, mesmo assim, a cadeia se segue.
A "lei" da irracionalidade é a que vemos no nosso dia-a-dia, onde se "mata" para manter... manter o que?

Não acho que "eles" julgam, acho que "eles" impõem o que bem querem, do tipo: ONU, UE, AIEA, DOHA, KIOTO, COPENHAGE, OTAN, OMC, NAFTA, OEA... Sabemos muito bem quem está por trás desta organizações que controlam o mundo. E a benefício de que?? Da sua Indústria Bélica, sua obscura hegemonia... SINISTRO demais!!!

Quanto a Petrobrás, parece que NO$$O óleo estava indo para o ralo nas licitações a preço não compativeis, ou seja, de graça. O tal do Grupo Halliburton dos EUA, a mesma empresa que está no IRAQUE, seu ex-diretor é, simplesmente: Nelson Narciso Filho ANP. E a "família BUSH" extrai óleo em MINHAS terras através de dezenas de plataformas, aqui instaladas, estranho...
Se as LEIS, antes, tinham um direcionamento aos fracos, foi outrora, já não somos mais. O ruim é colocar na cabeçinha ianque que o TEMPO passou. Lembrei até de uma profecia de um tolinho chamado Nostradamus, quanto a queda de um império a outro, do tipo, EUA X China.

Nossa legislação estão amarradas em Cláusulas Pétreas, cadê NOSSO congresso??
De "REFORMAS" no Planalto Central ninguém fala e, olha, a oportunidade se faz, cadê a Intervenção Federal em Brasília e seus muitos panetones?? Vão fazer mesmo? Ou só estão enrolando?

E, Maria Tereza, quem é contrário às nossas estatais, não podem ser considerados BRASILEIROS, nacionalista. É como a tal da da Vale do Rio Doce e o novo Marco Regulatório de Mineração (te cuida Dan Dan).
Ou a EMBRAER, do "DELES", Frederico Curado.

O mundo dá muitas voltas.

Unknown disse...

Prezado Eugênio,
Concordo.
Faltei dizer que a Petrobras e os brasileiros estão fortemente prejudicados pela lei dadivosa para estrangeiros de FHC/PSDB/PFL, de 1997. O Congresso não se atreve a mudá-la, por razões certamente espúrias.
Quanto à EMBRAER, ainda me orgulho, porém profundamente frustrada com a sua passagem para a propriedade e controle de estrangeiros ocorrida em duas etapas: 1999 (com a venda de grande fatia das ações ordinárias para estatais e semiestatais francesas) e 2006, com a camuflada "reestruturação", que transformou em ordinárias (controle e propriedade) todas as ações preferenciais, que já estavam em mãos estrangeiras; e ainda permitiu a venda ilimitada de ações para estrangeiros.
Ainda resta, para nosso orgulho, a mão de obra brasileira e a sua gestão industrial.
Maria Tereza

Probus disse...

Oi Maria Tereza,

Abaixo no link mostra que LULA foi OBRIGADO a aceitar a NOMEAÇÃO de Nelson Narciso Filho. Foram os OPOSITORES (PFL, hoje DEM, PL, PSDB) que colocaram o Nelson Narciso Filho na presidência da ANP.

http://www.senado.gov.br/sf/publicacoes/diarios/pdf/sf/2006/05/23052006/17694.pdf

E, o pior de tudo em relação a Petrobrás e o Pré-Sal LATINO é:

Documento da Força Aerea dos Estados Unidos afirma que bases militares na Colômbia são oportunidade para conduzir operações de todo tipo na América do Sul

http://www.genoino.org/noticia_ver.php?idNoticia=422

Que bate com esse e no que está acontecendo no MUNDO hoje:

As verdadeiras intenções do Acordo Militar com a Colômbia*
Eva Golinger

http://www.granma.cu/portugues/2009/noviembre/mar10/Acordo-Militar.html

Lembra-se o que o "ministro do povo", cansado de alertar a subserviência brasileira perante aos gringos, disse a 30 anos atrás?

A solução pro nosso povo eu vou dá
Negócio bom assim, ninguém nunca viu
Tá tudo pronto aqui, é só vim e pegar: A solução é alugar o Brasil!

Nós não vamo pagar nada, nós não vamo paga nada!! É tudo free! Tá na hora, agora é free! Vamos embora, e dá lugar pros gringo entrar. Esse imóvel está prá alugar!!

Os estrangeiros, eu sei que eles vão gostar. Tem o Atlântico, tem vista pro mar. A Amazônia é o jardim do quintal, e o dólar dele paga o nosso mingau!!

(Do então "Maluco beleza"")

Só que hoje, tem um "tolinho" com o "poder da caneta" e uma cabeça acima do pescoço enfrentando o império ianque.

Probus disse...

Oi Maria Tereza, te incomodo demais.
Olha, é por esta e outras notícias, que as licitações estão sendo questionadas, ou seja, foram sucateadas sem valor agregado à favor de quem??

E, por tantas e tantos bloqueios contra a REGULADORA Petrosal e a distribuição dos Royalties.

Pergunto: A oposição é contra ou é a favor do BraSil???

Petrobras anuncia nova descoberta na Bacia de Santos

"O bloco BM-S-9 é operado pela Petrobras (45%) em parceria com a britânica BG (30%) e a espanhola Repsol (25%). No local, por enquanto a Petrobrás identificou o volume de reservas estimado para Guará, entre 1 bilhão e 2 bilhões de barris."

http://portalexame.abril.com.br/negocios/petrobras-anuncia-nova-descoberta-bacia-santos-539367.html

Lula infla reservas de Tupi e prevê recorde de empregos no país
Por Roberto Samora

CUBATÃO (Reuters) - Em discurso que lembrou seu tempo de oposição, recheado de ataques à relação que o Brasil teve no passado com o FMI, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu estimativas superiores às da Petrobras sobre o poço de pré-sal de Tupi e previu a geração de mais de 2 milhões de empregos em 2010 no país.

"Somente em Tupi, temos petróleo e reservas iguais à quantidade que a gente tinha antes, 14 bilhões de barris com apenas Tupi", declarou o presidente, ao lado de sua candidata à Presidência, a ministra Dilma Rousseff.

http://noticias.bol.uol.com.br/internacional/2010/03/10/lula-infla-reservas-de-tupi-e-preve-recorde-de-empregos-no-pais.jhtm

Unknown disse...

Prezado Eugênio,
Muito obrigada, mais uma vez, pelas ótimas referências bibliográficas.
Maria Tereza

Probus disse...

Oi Maria Tereza,

Sobre a reportagem "As verdadeiras intenções do Acordo Militar com a Colômbia", de Eva Golinger e, que José Genoíno alertou aqui no BraZil, foi editado na Rússia:

O Departamento do Estado Governa os E.U.A.?

http://port.pravda.ru/mundo/06-03-2010/29044-departamento_estado-0

http://port.pravda.ru/mundo/29044-1/

Indico esta reportagem: Oriente Médio: Hoje o Irã. Amanhã quem?

http://port.pravda.ru/mundo/03-03-2010/29034-oriente_medio-0

http://port.pravda.ru/mundo/29034-1/

http://port.pravda.ru/mundo/29034-2/

E esta: Hoje, 200 milhões de crianças vão dormir nas ruas das grandes cidades do mundo. Nenhuma delas é cubana!

http://port.pravda.ru/news/mundo/08-03-2010/29052-nenhuma_delas-0

http://port.pravda.ru/news/mundo/29052-1/

Unknown disse...

Prezado Eugênio,
Obrigada!
Maria Tereza