sexta-feira, 12 de março de 2010

PETROBRAS DESCOBRE PETRÓLEO NA COLÔMBIA


Descoberta em bloco terrestre na Colômbia

A Petrobras descobriu petróleo em terra no bloco exploratório Balay, na Colômbia, no qual a sua subsidiária Petrobras Colombia Limited é a operadora, com 45% de participação.

A descoberta foi realizada através da perfuração do poço pioneiro Balay-1, na bacia dos Llanos, Departamento de Casanare. A perfuração do poço Balay-1 alcançou uma profundidade final de 4.652 metros. As operações de teste de formação comprovaram a existência de petróleo, com cerca de 28º API, em vazões iniciais de 1.314 barris de petróleo por dia. As operações de teste continuam para avaliar o potencial dessa descoberta.

Os parceiros da Petrobras no negócio são a Cepcolsa, com 30% de participação, e as companhias Sorgenia E&P Colombia B.V. e Petroamerica Oil Corp. Estas duas empresas recentemente adquiriram participações de 10% e 15%, respectivamente, a partir de um processo de cessão de direitos (farmout) realizado pela Petrobras em meados do ano passado."

FONTE: publicado hoje (12/03) no blog "Fatos e Dados", da Petrobras.

Um comentário:

Probus disse...

Pois é, mas, para não passar despercebido...

Em 18.02.2010: "A Petrobras comunicou duas novas descobertas de petróleo em águas profundas angolanas. Trata-se do bloco 15/06, no qual a companhia possui 5% de participação e a Eni Angola é a operadora com 35%.
Além de Petrobras e Eni Angola, outros parceiros do bloco são Sonangol P & P (15%), SSI Fifteen Limited (20%), Total (15%), Falcon Oil Holding Angola AS (5%) e Statoil Angola Block 15/06 AS (5%)."

http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/valor/2010/02/18/petrobras-faz-descobertas-em-angola.jhtm

É porque, não divulga muito que a China dia-a-dia invade o continente africano atrás de matérias primas, minérios e do óleo.