O já leve Embraer ERJ-145 ficaria ainda 600 kg mais leve com a nova tecnologia em estudo
"O Instituto de Estudos Avançados (IEAV), do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA/FAB), dá o primeiro passo na direção de substituir rebites na montagem de estruturas de aeronaves com tecnologia nacional.
O Instituto de Estudos Avançados dá o primeiro passo para substituir rebites na montagem de estruturas, com tecnologia nacional
"O estudo inédito no Brasil sobre “Soldagem de alumínio estrutural aeronáutico utilizando laser a fibra de alta potência” foi apresentado (21/9) no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA/DCTA/FAB) em São José dos Campos (SP). A tese de doutorado foi defendida por Aline Capela de Oliveira sob orientação dos pesquisadores doutores Rudimar Riva e Milton Sérgio Fernandes Lima, do IEAV. Esta é a primeira vez que um laser a fibra de alta potência é utilizado nesse tipo específico de aplicação.
O trabalho tem o objetivo de reduzir o peso, aumentar a resistência estrutural e proporcionar maior flexibilidade em projetos aeronáuticos. Uma estimativa inicial indica que, numa aeronave como o modelo ERJ-145 [foto acima], somente a retirada dos rebites representaria redução em torno de 600 kg. "Isso significa que o avião poderia carregar mais carga ou mais combustível", exemplifica o professor Nicolau André Silveira Rodrigues, doutor em física e pesquisador titular do IEAV que participou da banca de avaliação da tese. "É uma grande conquista para a tecnologia nacional", avalia o professor orientador da pesquisa Rudimar Riva, especialista em laser e materiais.
O estudo evidenciou várias vantagens na utilização do laser a fibra sobre os lasers tradicionalmente utilizados em soldas de chapas metálicas. As principais são a possibilidade de soldar chapas mais espessas e obter cordões menores. "Esta pesquisa mostra o potencial para redução do peso do avião sem perdas estruturais", avalia o co-orientador da pesquisa Milton Sérgio Fernandes Lima, doutor em engenharia e especialista em metalurgia física.
PRÓXIMOS PASSOS
Segundo o professor Milton Lima, poucos países no mundo dominam tecnologia semelhante. "Esta é uma tecnologia de futuro, um diferencial na fabricação de aeronaves", ressalta ao abordar a capacidade nacional para a indústria aeronáutica.
O projeto terá continuidade com o objetivo de produzir painéis soldados para testes de resistência e fadiga em estruturas completas. "A segunda parte do projeto é mais ambiciosa", diz Riva sobre o desafios para a montagem de um painel estrutural completo. A tecnologia de soldagem com laser a fibra também pode ser utilizada na indústria automobilística, substituindo processos convencionais de soldagem.
PARCERIA
O trabalho é consequência da parceria estabelecida entre o IEAV e a EMBRAER, financiada pela FINEP, através do projeto PROLASER, e pela FAPESP.
FONTE: portal da FAB (http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?mostra=8647&tecnologia+-+pesquisa+busca+reduzir+peso+e+aumentar+resistencia+estrutural+de+avioes) [imagem do Google adicionada por este blog ‘democracia&política’].
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