terça-feira, 4 de setembro de 2012

Desmond Tutu: BUSH E BLAIR DEVERIAM SER JULGADOS PELA GUERRA NO IRAQUE

Prêmio Nobel da Paz, Desmond Tutu
“LONDRES, 2 Set 2012 (AFP) - O arcebispo sul-africano e prêmio Nobel da Paz, Desmond Tutu, afirmou ao jornal britânico “Observer” que o ex-presidente americano George W. Bush e o ex-premier britânico Tony Blair deveriam ser julgados na “Corte Internacional de Haia” pela guerra no Iraque, que se baseou, segundo o religioso, "em uma mentira".

Tutu explicou, assim, a razão pela qual não participou em uma conferência durante a semana passada em Johannesburgo, que contou com a presença de Blair.

O vencedor do Nobel da Paz considera que Blair e Bush "desestabilizaram e polarizaram o mundo a um nível nunca antes conhecido por nenhum outro conflito na história, com o espectro da Síria e Irã diante de nós".

Tutu cita números, segundo os quais a decisão dos dois líderes levou a uma situação em que, apenas no Iraque, "6,5 pessoas na média morrem a cada dia em ataques suicidas e em explosões de veículos".

"Mais de 110.000 iraquianos morreram durante esse conflito desde 2003, e milhões foram deslocados. Ao fim de 2011, 4.500 soldados americanos morreram e mais de 32.000 ficaram feridos", completou.

"Em um mundo coerente, os responsáveis por tanto sofrimento e pela perda dessas vidas deveriam seguir os passos de seus colegas africanos ou asiáticos que tiveram que responder por seus atos em Haia", concluiu Tutu.”

FONTE: divulgado pela agência francesa de notícias AFP e transcrito no portal UOL  (http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2012/09/02/desmond-tutu-bush-e-blair-deveriam-ser-julgados-pela-guerra-no-iraque.htm). [Imagem obtida no Google e adicionada por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: