terça-feira, 30 de setembro de 2014

O MAQUIAVELISMO DA IMPRENSA




[OBS deste blog 'democracia&política': 


Nos últimos dias, tenho notado inusitados textos na imprensa tucana favoráveis a Dilma. Em especial, no "Estadão" e na "Folha". [Ver exemplo abaixo e, também nesta página, nas postagens "VAZAMENTO PREMIADO" e "MARINA SE APEQUENA E VOLTA AO SEU TAMANHO"]

Sabemos que é impossível que a grande mídia brasileira tenha, repentinamente, se tornado imparcial e abandonado seu tradicional receituário conservador, de direita, e agora elogie ou defenda, mesmo que indireta e levemente, um governo progressista que prioriza o social. 

Depreendo que é apenas tática conjuntural maquiavélica da mídia. Ao elogiar algum aspecto do governo Dilma, disfarçada de "imprensa isenta", o que objetiva é prejudicar a concorrente Marina e, assim, levar o seu autêntico tucano, Aécio, para o 2º turno. 

Vejamos o texto seguinte, da tucana "Folha de São Paulo" (via "Jornal GGN")]: 
"Para candidata do PSB, Dilma só construiu 7% das 6 mil creches prometidas. Mas, segundo o jornal, 98% foram feitas pela petista.

Propaganda de Marina: 




Do "Jornal GGN":


A "Folha de S. Paulo" publicou um caderno especial na segunda-feira (29), fazendo um balanço do que foi cumprido por Dilma Rousseff (PT) desde a eleição de 2010. Segundo o jornal, Dilma prometeu construir 6 mil cresces e escolas primárias, e conseguiu fazer 5.902 unidades até 2013. Mas, nas redes sociais, a candidata Marina Silva (PSB) espalha que a adversária petista concluiu apenas 7% do que prometeu...

A campanha de Marina sustenta que parte dessas obras foi autorizada no governo Lula, retirando o volume da conta de Dilma. Ela ainda sustenta que unidades ainda não foram entregues, embora a reportagem da "Folha" tenha cravado que Dilma fez o que prometeu. Ainda de acordo com a reportagem da "Folha", Dilma deixou de concluir, no quadro geral, apenas 14 das 69 promessas que fez na campanha de 2010. O resultado equivale a 20% de todo o programa apresentado naquele ano.

Apesar do desempenho, a "Folha" manchetou que Dilma deixou de concluir 43% das propostas. O jornal computa 23% dos projetos alojados na categoria "fez pouco", mas muita coisa analisada nesse prisma independe exclusivamente da gestão da presidente. Um exemplo é a reforma política, que dependia de um esforço maior do Congresso e da sociedade".


Reprodução: "Folha"

FONTE: do "Jornal GGN"  (http://jornalggn.com.br/noticia/folha-contradiz-marina-dilma-fez-quase-100-das-creches-que-prometeu).

Nenhum comentário: