quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

"A MANSÃO DE LULA" (segundo "O GLOBO")




"O GLOBO" FOI DESONESTO AO NOTICIAR IMÓVEL DE LULA

"O jornalista Paulo Nogueira, do 'Diário do Centro do Mundo', condena o tratamento sensacionalista, dado pelo jornal 'O Globo', ao imóvel comprado pelo ex-presidente Lula no Guarujá (SP). "Vamos começar pelo seguinte: Lula tem condições para comprar um apartamento avaliado em 1,5 milhão de reais?", questiona. "Ora, Lula é um dos palestrantes mais bem remunerados do mundo. Palestras de estrelas do circuito mundial giram em torno de 100 mil dólares. Isso quer dizer o seguinte: com um punhado de palestras, não mais que isso, ele pode comprar um apartamento como o que o 'Globo', com a 'Veja' na esteira, noticiou com alarde"

Do "Brasil 247"


O jornalista Paulo Nogueira, do "Diário do Centro do Mundo", condena o tratamento sensacionalista dado pelo jornal "O Globo" à compra de um imóvel pelo ex-presidente Lula no Guarujá (SP).

"Vamos começar pelo seguinte: Lula tem condições para comprar um apartamento avaliado em 1,5 milhão de reais?", questiona ele, no artigo "A má fé obtusa com que O Globo noticiou o apartamento de Lula".

"Ora, Lula é um dos palestrantes mais bem remunerados do mundo. Palestras de estrelas do circuito mundial giram em torno de 100 mil dólares. Isso quer dizer o seguinte: com um punhado de palestras, não mais que isso, ele pode comprar um apartamento como o que o 'Globo', com a 'Veja' na esteira, noticiou com alarde."

"Muito mais estranho, para ficar em imóveis e na "Globo", foi a notícia de que a apresentadora Patrícia Poeta estava comprando, aos 38 anos, um apartamento 15 vezes mais caro na avenida Atlântica, no Rio. Ainda no campo imobiliário, por que o apartamento de Lula é notícia, para o "Globo", e o de Joaquim Barbosa em Miami não?", questiona Nogueira, ex-diretor de revistas do grupo Globo." 

[E por que o ainda muitíssimo mais caro apartamento de FHC na Av. Foch em Paris não é notícia para o "Globo" e a "Veja"?. Saiu há três anos na tucana "Folha" e logo a notícia foi enterrada:

[A coluna indicada como "abaixo" pela "Folha" foi aqui omitida.

Vejamos a seguir a íntegra do artigo de Paulo Nogueira]: 

Má fé da Globo e o apartamento de Lula


Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

"Lula não é Mujica, sabemos todos.

Mas quem é? Francisco, o papa. E vamos parando por aí.

Isso posto, é absolutamente canalha o destaque dado pelo "Globo" à informação de que Lula tem um tríplex no Guarujá.

É o tipo de coisa que, editada desonestamente, só serve para alimentar a ignorância estridente dos analfabetos políticos de direita.

Vamos começar pelo seguinte: Lula tem condições para comprar um apartamento avaliado em 1,5 milhão de reais?

Ora, Lula é um dos palestrantes mais bem remunerados do mundo. Palestras de estrelas do circuito mundial giram em torno de 100 mil dólares.

Isso quer dizer o seguinte: com um punhado de palestras, não mais que isso, ele pode comprar um apartamento como o que o "Globo", com a "Veja" na esteira, noticiou com alarde.

Fora isso, Lula tem seus benefícios de ex-presidente. Finalmente: 67 anos é uma idade em que pessoas bem sucedidas como ele, ou muito menos que ele, podem já ter acumulado um respeitável patrimônio legítimo.

Muito mais estranho, para ficar em imóveis e na "Globo", foi a notícia de que a apresentadora Patrícia Poeta estava comprando, aos 38 anos, um apartamento 15 vezes mais caro na avenida Atlântica, no Rio.

Ainda no campo imobiliário, por que o apartamento de Lula é notícia, para o "Globo", e o de Joaquim Barbosa em Miami não?

O valor é mais ou menos o mesmo, segundo se noticiou. Com o detalhe de que, para fazer a compra em Miami, Joaquim Barbosa inventou uma pessoa jurídica [e com endereço comercial da tal "empresa" no próprio apartamento da União cedido para uso residencial de Joaquim Barbosa em Brasília!!!] que lhe permitiu fugir de impostos americanos.

Esse tipo de comportamento – denúncia é contra aqueles de quem não gostamos – ajuda a entender a imensa rejeição que tantos brasileiros têm pelas grandes empresas jornalísticas.

"O Globo" ludibria seus leitores ao não colocar a informação do apartamento sob o devido contexto.

A "Veja", ao reproduzir o "Globo", faz o que sempre faz: panfletagem, em vez de jornalismo. E o resto, bem, é o resto. Na Jovem Pan — que vai se tornando reduto do que há de mais reacionário na mídia — Rachel Sheherazade falou sobre o “chiquérrimo” apartamento de Lula, e conseguiu citar seu irmão de alma Rodrigo Constantino.

Constantino escreveu, segundo Sheherazade, que se Boulos, do MSTS, souber do triplex, pode ter a ideia de colocar lá várias famílias de sem teto. Bem, o tamanho do imóvel, segundo o Globo: 297 metros quadrados. A sala de Roberto Marinho, na sede da Globo, na qual estive mais de uma vez, tinha mais que isso.

Lula é uma saudade para milhões de brasileiros e para a mídia, que não se conforma com isso, uma obsessão.

A tal ponto chega tal obsessão que terça-feira, no site da "Folha", Ronaldo ‘Quem?’ Caiado ficou por várias horas na primeira página.

O que ele fez para merecer a honraria?

Disse, do alto de sua clarividência, que Lula não tem “a menor chance” em 2018. O morto-vivo Caiado descobriu que, para ser objeto dos holofotes, basta falar mal de Lula.

Fazer previsões sobre 2018 agora, quando Dilma sequer iniciou o segundo mandato, remete a uma frase clássica de Keynes. “A longo prazo, estaremos todos mortos.

As grandes empresas de jornalismo, com sua obtusidade desonesta, provavelmente estarão mortas em prazo mais breve, para o bem da sociedade".

FONTE: do "Brasil 247"   (http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/163083/DCM-Globo-foi-desonesto-ao-noticiar-im%C3%B3vel-de-Lula.htm). Íntegra do artigo de Paulo Nogueira lida no Blog do Miro (http://altamiroborges.blogspot.com.br/2014/12/ma-fe-da-globo-e-o-apartamento-de-lula.html). [Trechos entre colchetes acrescentados por este blog 'democracia&política'].

COMPLEMENTAÇÃO (em 12/12/2014):

TRIPLEX DE LULA NO GUARUJÁ ERA INVENÇÃO DO "GLOBO"


Leia a nota divulgada na sexta (12) pelo Instituto Lula: 

"O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já pode passar o “reveillon” na Praia das Astúrias, no Guarujá, área nobre do litoral Sul de São Paulo. De sua ampla sacada, poderá ver a queima de fogos, que acontece na orla bem defronte do seu prédio, feito pela OAS, empresa investigada pela Operação Lava-Jato. É que na semana passada terminaram as obras de reforma do apartamento triplex no Edifício Solaris, que ele e dona Marisa Letícia, sua mulher, compraram por meio da Bancoop — a Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo —, ainda na planta, em 2006. Acusada de irregularidades e em crise financeira, a Bancoop deixou três mil famílias sem receber os sonhados apartamentos."

Assim começava uma reportagem do jornal O Globo, publicada há uma semana (leia aqui), sobre a entrega de um imóvel que foi transferido pela Bancoop à construtora OAS. O problema: Lula e Marisa Letícia não são donos do triplex. Compraram uma cota do imóvel e poderão, agora, decidir se irão adquiri-lo, ou não, nas mesmas condições oferecidas a todos os cooperados. 

Leia, abaixo, nota postada por Lula em seu Facebook:

Nota sobre o suposto apartamento de Lula no Guarujá

"Dona Marisa Letícia Lula da Silva adquiriu, em 2005, uma cota de participação da Bancoop, quitada em 2010, referente a um apartamento, que tinha como previsão de entrega 2007. Com o atraso, os cooperados decidiram em assembleia, no final de 2009, transferir a conclusão do empreendimento à OAS. A obra foi entregue pela construtora em 2013. Nesse processo, todos os cooperados puderam optar por pedir ressarcimento do valor pago ou comprar um apartamento no empreendimento. À época, Dona Marisa não optou por nenhuma dessas alternativas, esperando a solução da totalidade dos casos dos cooperados do empreendimento. Como esse processo está sendo finalizado, ela agora avalia se optará pelo ressarcimento do montante pago ou pela aquisição de algum apartamento, caso ainda haja unidades disponíveis. Qualquer das opções será exercida nas mesmas condições oferecidas a todos os cooperados.

Assessoria de Imprensa
Instituto Lula"

FONTE da complementação: do jornal digital "Brasil 247" (http://www.brasil247.com/pt/247/poder/163558/Triplex-de-Lula-no-Guaruj%C3%A1-era-inven%C3%A7%C3%A3o-do-Globo.htm).

Nenhum comentário: