sábado, 13 de dezembro de 2014

MAIS UM GRANDE NAVIO PERNAMBUCANO CONSTRUÍDO PARA A PETROBRAS




Do blog "Fatos e Dados", da Petrobras:


Transpetro põe em operação oitavo navio do PROMEF

"O petroleiro 'Henrique Dias', oitava embarcação do Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (
PROMEF) a entrar em operação, partiu na quinta-feira (11/12) para a sua viagem inaugural, após cerimônia no Estaleiro Atlântico Sul (EAS), em Ipojuca (PE). Na ocasião, foi realizado ainda o batismo do também suezmax 'André Rebouças', cuja construção está na fase de acabamento.

Os navios tipo suezmax são destinados ao transporte de óleo cru na exportação e cabotagem, com capacidade de transporte de carga de cerca de 1 milhão de barris de petróleo, o equivalente a quase metade da produção brasileira diária. O "Henrique Dias" é o quarto da série de 10 navios do tipo suezmax que serão construídos pelo EAS. A embarcação, depois de abastecer em Salvador, segue para a Bacia de Campos, onde fará a sua primeira operação de carregamento de petróleo.

No momento, um total de 15 navios encomendados pela Transpetro a estaleiros nacionais estão em diferentes fases de construção. Além do "André Rebouças", outros cinco estão no estágio de acabamento: os panamax "Anita Garibaldi" e "Irmã Dulce", no Estaleiro Eisa Petro-1 (Niterói/RJ); e os gaseiros "Oscar Niemeyer", "Paulo Freire e Barbosa Lima Sobrinho", no Estaleiro Vard Promar (Ipojuca/PE).

Com o "Henrique Dias", são oito os navios do 
PROMEF que estão em operação. Os demais são os suezmax "Dragão do Mar", "Zumbi dos Palmares" e "João Cândido"; e os navios de produtos "José Alencar", "Rômulo Almeida", "Sérgio Buarque de Holanda" e "Celso Furtado".

Os homenageados:

Henrique Dias - Henrique Dias foi um dos heróis negros na luta contra a invasão holandesa no Brasil. Pernambucano e filho de escravos africanos libertos, ele é considerado um dos fundadores das Forças Armadas por sua atuação nas duas batalhas de Guararapes.

André Rebouças - André Pinto Rebouças deu grandes contribuições para a construção do Brasil no século 19 e teve participação importante no movimento abolicionista. Implementou no país técnicas inovadoras de engenharia, incluindo o uso do concreto armado.

Ficha técnica dos navios suezmax:

--Porte Bruto (TPB): 157.700 toneladas
--Comprimento total: 274,20 metros
--Boca: 48,00 metros
--Calado: 17,00 metros
--Velocidade de projeto: 14,8 nós
--Autonomia: 20.000 milhas
--Motor Principal – MCP: 1 unidade, Doosan-MAN B&W modelo 6S70ME-C
--Motor Auxiliar – MCA: 3 unidades, Doosan-MAN B&W modelo 7L23/30H
--O consumo total de óleo combustível do tipo RMK-45, considerando a operação do MCP e de um MCA, é de 69,0 toneladas por dia."


FONTE: do blog "Fatos e Dados", da Petrobras   (http://www.petrobras.com.br/fatos-e-dados/transpetro-poe-em-operacao-oitavo-navio-do-promef.htm). [Título acrescentado por este blog 'democracia&política'].

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