segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

TUCANA "FOLHA" VOLTA A MANIPULAR "PESQUISA" (sic)


Do portal "Conversa Afiada":

'Fel-lha' volta a manipular “pesquisa”

Tava demorando … E o Governo calado … 

O "Conversa Afiada" reproduz afiada análise do "Viomundo sobre a mais recente “pesquisa” "Datafalha":

FOLHA DERRUBA DILMA JOGANDO COM DADOS DE PESQUISA



A capa da "Folha de S. Paulo" de domingo é outra que merece ser estudada nos cursos de jornalismo.

Pelo que não diz, mais pelo que diz.

Compõe o resultado de uma pesquisa Datafolha segundo a qual a maioria dos brasileiros responsabiliza Dilma pela corrupção na Petrobras com uma foto da manifestação pelo impeachment na avenida Paulista, à qual compareceu o ex-editorialista do jornal e agora senador José Serra.

O que a manchete não diz é que os números da pesquisa não são completamente desalentadores para a presidente.

Dilma tem responsabilidade sobre o caso? Na página interna, 43% dizem que sim, “muita”. Menos que o percentual de eleitores que votaram em Aécio Neves no segundo turno.

Outros 25% disseram que sim, mas “um pouco”.

Em qual governo a corrupção foi mais investigada? 46% disseram que foi no governo Dilma, contra 4% no governo FHC/PSDB. Em qual governo os corruptos foram mais punidos? 40% disseram que foi no governo Dilma, contra 3% no governo FHC/PSDB.

Quando se trata da aprovação da presidente, a "Folha" não repete a soma que fez acima, juntando os que acham que a responsabilidade de Dilma é “muita” ou “um pouco” — resultando nos 68% da manchete da página interna.

É preciso olhar o gráfico: a soma dos que consideram o governo ótimo, bom ou regular, mesmo com todo o noticiário negativo em torno da corrupção na Petrobras, é de 75%.

Porém, nada disso pode se deduzir da manchete pendurada nas bancas. Ela, a manchete, faz vibrar a direita derrotada nas urnas, à qual pertence a esmagadora maioria dos leitores da "Folha". Na ausência da comunicação governista ou petista, a "Folha" e seus congêneres conservadores falam sozinhos."

FONTE: do portal "Viomundo; transcrito, ilustrado e comentado pelo portal "Conversa Afiada" (http://www.conversaafiada.com.br/pig/2014/12/07/fel-lha-volta-a-manipular-pesquisa/).

Nenhum comentário: