segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Operação "Abafa": "GLOBO" MANDOU REMOVER TODAS AS CITAÇÕES DE ENVOLVIMENTO DE FHC NA LAVA JATO




Globo mandou remover todas citações a FHC em reportagens sobre Lava Jato

Por Miguel do Rosário

Trecho de post do Nassif, publicado domingo em seu blog:

O jogo da informação

"É por aí que se entende a campanha da mídia em busca do impeachment.

Os vícios do modelo político brasileiro afetam todos os partidos. Mais ainda o governo FHC/PSDB com a compra de votos e as operações ligadas ao câmbio e à privatização. A gestão Joel Rennó foi das mais controvertidas da história da empresa.

Ao tornar o noticiário seletivo, os grupos de mídia conspiram contra o direito à informação, centrando todo o fogo em uma das partes e blindando todos os malfeitos dos aliados.

Sábado, a diretora da "Central Globo de Jornalismo", Silvia Faria, enviou um e-mail a todos os chefes de núcleo com o seguinte conteúdo:

Assunto: Tirar trecho que menciona FHC nos VTs sobre Lava a Jato

Atenção para a orientação:

Sergio e Mazza: revisem os vts com atenção! Não vamos deixar ir ao ar nenhum com citação ao Fernando Henrique
”.

O recado se deveu ao fato da reportagem ter procurado FHC para repercutir as declarações de Pedro Barusco – de que recebia propinas antes do governo Lula.

No "Jornal Nacional", o realismo foi maior. Não se divulgou a acusação de Barusco, mas deu-se todo destaque à resposta de FHC (http://migre.me/oyiwP) assegurando que, "no seu governo, as propinas eram fruto de negociação individual de Barusco com seus fornecedores; e no governo Lula, de acertos políticos".[*]

Proibiu-se também a divulgação da denúncia da revista "Época" (do próprio grupo) contra Gilmar Mendes [STF].

Que primor de 'isenção'!"


[*] [Observação deste blog 'democracia&política': é surpreendente e inusitada essa súbita mudança de caráter de Pedro Barusco, informada pelo ex-presidente FHC/PSDB e transmitida como a verdade, com toda reverência e solenidade, por William Bonner no "Jornal Nacional". Em outras palavras, segundo FHC e a Globo, no governo tucano, Barusco era egoísta, ganancioso, roubava somente para ele. Com a assunção de Lula na presidência, Barusco imediatamente passou a ser desprendido, dadivoso, e roubava apenas para o PT].  

FONTE: postado por Miguel do Rosário no blog "Tijolaço"  (http://tijolaco.com.br/blog/?p=24651).

2 comentários:

iurikorolev disse...

MT estou lendo um livro de SAmuel Wainer (Minha razão de viver) onde ele mostra como Assis Chateaubriand dono dos Diarios Associados (a Globo dos anos 50) era comprado por grandes grupos estrangeiros para que o Brasil não desenvolvesse sua industria nem sua agricultura. Quem se aventurasse a desenvolver era triturado pela imprensa. Chateau é com certeza um dos maiores canalhas da História.

Unknown disse...

Ao Iurikorolev,
Vou procurar esse livro.
Pela sua descrição, creio que, para atualizá-lo, onde se lê "Diários Associados", leia-se "Globo e grande mídia em geral"(Estadão, Folha, Veja, Época, BAND etc).
Maria Tereza