sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

OS PASSOS DA NOSSA INDÚSTRIA NAVAL ESTE ANO





[OBS deste blog 'democracia&política': conheça o sucesso já alcançado e o que está previsto alcançar, antes que a grande mídia e a oposição (PSDB, DEM, PPS, parcela do MP, STF e da elite) destruam a Petrobras e a indústria nacional, atendendo interesses do grande capital e de grandes indústrias estrangeiras, especialmente norte-americanas. Sob o cínico disfarce de "combater a corrupção", o que seria correto, na realidade o principal objetivo desses antinacionais não é punir os malfeitores, os corruptos, mas sim exterminar as nossas empresas, abrindo espaço para o mercado estrangeiro].

Brasil 2015: os novos passos da indústria naval

Por Luis Nassif

"O conjunto de seminários do 'projeto Brasilianas' tem permitido diagnósticos preciosos sobre o atual estágio do desenvolvimento brasileiro. É caso da indústria naval brasileira, um sucesso de política industrial.

Trata-se de setor dos mais relevantes, pelo encadeamento da produção. A fabricação de um navio movimenta a indústria siderúrgica, a metalúrgica, o setor de máquinas e equipamentos, a tecnologia de informação, a região no entorno do estaleiro etc.

Um dos líderes da produção mundial de navios nos anos 70, a indústria naval foi praticamente eliminada [nos governos PSDB/FHC e Collor].

Criado em 1999, [somente a] partir de 2003, o PROREFAM (Programa de Renovação da Frota de Apoio Marítimo) ganhou impulso, contratando 30 novas embarcações e 21 modernizações.

Mas só a partir da 7ª rodada, em 2005, o conteúdo local passou a ser item obrigatório, com índice mínimos para a exploração, desenvolvimento e produção, com a criação dos instrumentos legais para as CCL (Cláusulas de Conteúdo Local).

A partir de 2008, com o PDP (Política de Desenvolvimento Produtivo) o setor ganhou impulso, com a contratação de 146 novas embarcações de apoio para o período 2008-2016.

Desde 2004, o setor cresceu 19,5% ao ano com R$ 150 bilhões de investimento. Sete navios do PROMEF (Programa de Modernização e Expansão da Frota) já foram entregues à TRANSPETRO; 23 dos 50 maiores projetos offshore estão no Brasil; há 9 estaleiros de grande porte em operação; 7 estaleiros de grande porte em implantação; 29 sondas para a "Sete Brasil" no portfólio de construção. Há 389 encomendas em carteira. A demanda por equipamentos para exploração e produção do petróleo em águas profundas prosseguirão pelos próximos vinte anos.

O número de empregou saltou de 1.900 em 2000 para 104 mil atualmente.

O modelo permitiu a grupos nacionais trazerem sócios estrangeiros com participação minoritária, ajudando na absorção de tecnologia.

No campo tecnológico, a parceria com a FINEP resultou no financiamento de 58 projetos de alto valor agregado. Para incorporar as PME (Pequenas e Micro Empresas), foi firmado um convênio com o SEBRAE, que ampliou de 14 mil para 19 mil fornecedores integrando o cadastro da Petrobras.

O cenário de longo prazo é dos mais favoráveis.

Há crescimento do transporte marítimo mundial; forte demanda por petróleo e derivados; petróleo e gás natural dominando a matriz energética; ampliação da frota naval de defesa.

Mas a indústria é cíclica e os preços oscilam juntamente com a demanda mundial. Desde 2012, há um período de baixa no setor, depois de crescimento vigoroso entre 2001 e 2011. Daí a importância da continuidade do programa.

A construção naval competitiva se concretiza de duas formas:

--Em complexos industriais envolvendo a indústria pesada e a indústria de bens de capital: Coréia, Japão, China

--Dentro de 'clusters' dedicados a atender nichos de mercado: Itália, Finlândia, Noruega

A competitividade da indústria de construção depende de complexa coordenação de encadeamentos setoriais. Mas o ponto central é a tecnologia de projetos. Dominar o projeto é condição essencial para a inovação e para que os produtores tenham controle das aquisições de máquinas, equipamentos marítimos e materiais."

FONTE: escrito por Luis Nassif no "Jornal GGN" (http://jornalggn.com.br/noticia/brasil-2015-os-novos-passos-da-industria-naval).

Nenhum comentário: