sexta-feira, 6 de março de 2015

A LISTA DO JANOT DESMONTA O PMDB, OU O PMDB DESMONTA A LISTA DO JANOT?




A lista de Janot desmonta o PMDB ou o PMDB desmonta a lista de Janot?

Por Fernando Brito

"A lista de inquéritos abertos pelo Supremo Tribunal Federal, na ausência de “bombas” novas, além das já detonadas sobre Renan Calheiros e Eduardo Cunha, não abre caminho para nada, senão para o enfraquecimento da espada que ambos, no comando das duas Casas do Congresso, fazem pender sobre a cabeça de Dilma Rousseff.

Ou ambos desfecham uma ofensiva sobre o Ministério Público e o STF – o que deve ser a marca dos primeiros dias, como demonstrou Renan – tentando insurgir o Parlamento contra o Judiciário, o que leva ao enfraquecimento de ambos, ou, enfraquecidos, no médio prazo, vão ter de procurar apoio na oposição para sobreviver.

De qualquer forma, ambos, especialmente Cunha, se enfraqueceram.

Não será fácil aos “campeões da moralidade” tucanos fazerem causa comum aos dois acusados.

Ainda mais tendo Aécio Neves escapado, com água pelo queixo, de entrar na “roda do Youssef”

O fato é que – e não sem históricos motivos – o Legislativo desmoralizou-se e passou a ser o centro – como é – do escândalo de corrupção.

Não tem condições de “peitar”, senão por alguns dias mais, o Poder Executivo com a cobertura da mídia.

Claro que não se pode dizer que Renan e Cunha não vão escapar do peso da Lei.

Já escaparam, várias vezes, ambos.

Mas a máquina da mídia criou expectativas que nem ela própria pode parar sobre dois que seriam trunfos seus no embate com Dilma.

Ninguém se espante se o PMDB, velho sobrevivente, começar a colocá-los de lado, se sentir que não pode desmontar a lista de Janot ou que pode ser desmontado por ela.

Resta saber se Dilma, com a prudência necessária vai procurar o apoio que precisa na legitimidade popular que pouco proclama.

Porque os que a chantageavam ficaram escancaradamente sujos.

Ou é possível imaginar os dois presidentes, da Câmara e do Senado, abrindo um processo de “impeachment” contra Dilma estando os dois respondendo a processos por corrupção?

PS. Como ficaram “sujos” os coleguinhas que quinta-feira se apressaram em dizer que Dilma estava “no mesmo saco” de Aécio, com um pedido de investigação arquivado. Não está e é uma vergonha para os que tentaramsustentar por algumas horas esta patranha."

FONTE: escrito por Fernando Brito em seu blog "Tijolaço"  (http://tijolaco.com.br/blog/?p=25181).

Nenhum comentário: