terça-feira, 24 de março de 2015

MÍDIA PAULISTA CHAPA BRANCA





TV Cultura, IstoÉ e a mídia chapa branca

Por Kiko Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

"Um dos efeitos do clima de golpismo deslavado é a falta cada vez mais intensa de decoro da chamada "imprensa chapa branca".

O caso da TV Cultura [estadual, de SP] é exemplar, especialmente com o "Roda Viva", transformado num palanque. Vide o programa com Eduardo Cunha, em que todos os entrevistadores estavam interessados apenas em saber o que o presidente da Câmara iria fazer depois de depôr Dilma - com destaque para João Dória Jr, que deu um show constrangedor de desinformação e 'esperteza' ao contrário.

No domingo, 22, a TV Cultura foi além e exibiu um especial chamado "Dia Mundial da Água - Uma Reflexão para o Futuro". A ideia era falar de variações climáticas, de como recursos hídricos poderiam ser mais bem geridos etc.


Entre os especialistas, havia Carlos Alberto Nobre, doutor em ecologia e mudanças globais, Joaquim Guedes Filho, superintendente da Agência Nacional de Águas, ANA - e Geraldo Alckmin.

Sim, Alckmin, responsável por uma das maiores crises hídricas na história de São Paulo. O governador que não tem a menor noção do que faz e que deixa isso claro em cada declaração que dá. Mentiu para os eleitores durante a campanha e continua mentindo.

Chamar Alckmin para falar de água é como convocar Idi Amin Dada para dissertar sobre Direitos Humanos. De maneira inversa, o sujeito sabe tudo do assunto.

O aparelhamento da TV Cultura levou a absurdos como esse, pagos pelo contribuinte. Achava-se que o fim da picada já havia sido a transmissão ao vivo da posse de Geraldo Alckmin comentada por Marco Antonio Villa, o historiador pitbull. Na ocasião, Villa usou seu tempo no ar em sua mono-obsessão: detonar o governo federal. Villa, veja que coincidência, é o comentarista do principal telejornal da emissora. Ninguém acha estranho o fulano dando pitacos na entronização do chefe.




A cara dura é do mesmo tamanho que a da revista "IstoÉ". Nesta semana, a revista que publicou as pesquisas mais absurdas durante as eleições, em que Aécio aparecia com 790 pontos à frente, traz uma entrevista com o senador mineiro.

É provável que a IstoÉ tenha seguido o protocolo aecista: tudo combinado. Não que fosse necessário, já que a intenção de fazer uma entrevista de verdade parecia não estar em questão.

Na quinzena em que Aécio Neves foi citado pelo doleiro Youssef num depoimento, poucos dias após um deputado tucano pedir cinicamente a extinção de partidos envolvidos em corrupção [!?!], o que se viu foi um espetáculo de levantamento de bola.

A primeira pergunta: “Multidões protestam contra o governo, as investigações da Lava Jato trazem novas revelações todos os dias e o ministro da Educação, Cid Gomes, foi demitido depois de dizer que mais de 300 parlamentares são achacadores. O que está acontecendo com o Brasil?

A segunda: “Qual é a saída para a crise?

Nesse momento, a conversa teve de ser interrompida por um coro de passarinhos carregando uma faixa com o nome dele, o homem, o mito, o cavaleiro da esperança, o cara: Aécio Neves."

FONTE: escrito por Kiko Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo. Transcrito no "Blog do Miro" (http://altamiroborges.blogspot.com.br/2015/03/cultura-istoe-e-midia-chapa-branca.html).

4 comentários:

iurikorolev disse...

MT, muito reprovável essa postura da TV Cultura.
Mas é reprovável também candidatos a presidente que mentem ou adotam posturas populistas para se reeleger.
Também reprovável o que o Parlamento se tornou no Brasil: uma casa de raposas profissionais visando tirar sua casquinha.
Temos que proteger o Brasil, não legendas de lisura duvidosa.
Não podemos ser ingênuos muito menos fisiologicos.

Unknown disse...

Ao Iurikorolev,
Para não ser ingênuo ou com postura fisiológica, partidária, com aparente proteção à legenda "de lisura duvidosa", sua frase deveria ser mais abrangente, menos direcionada. Em vez de "para se reeleger", deveria ser "para se eleger".
Maria Tereza

iurikorolev disse...

MT
Não direcionei, lembre-se que FHC também se reelegeu e de forma meio estranha rs

Unknown disse...

Ao Iurikorolev,
OK. Entendi. A língua portuguesa tem essas armadilhas de ambiguidades.
OBS: "Meio estranha" é eufemismo para a citada reeleição.
Maria Tereza