quinta-feira, 3 de setembro de 2015

MÍDIA ESCONDEU! BRASIL VENCEU CAMPEONATO MUNDIAL DE ENSINO TÉCNICO GRAÇAS AO PRONATEC


Para o ministro, resultado demonstra demonstra que Brasil pode ter a melhor educação profissional do mundo. Foto: RafaB/Blog do Planalto


[PRONATEC LEVOU O BRASIL A SER CAMPEÃO MUNDIAL NA COMPETIÇÃO DE ENSINO TÉCNICO]


Resultados da WorldSkills mostram que podemos ter melhor ensino técnico do mundo, diz Janine

"O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, afirmou que foi um momento de glória para o Brasil ser o primeiro país da América Latina a sediar a "WorldSkills". “E desta vez já o Brasil conseguir ser vitorioso de ponta a ponta. Não se conseguem resultados tão fortes solitários. Resultados tão fortes são sempre solidários”, comemorou. Ele participou na quarta-feira (2) da cerimônia em que a presidenta Dilma recebeu a delegação brasileira que representou o Brasil na competição.

Na melhor participação do país na história da competição, o Brasil sagrou-se campeão com 11 medalhas de ouro, dez de prata e seis de bronze. O país ainda contou com 18 certificados de excelência. Os números deram 99 pontos ao Brasil, que ficou à frente da Coreia do Sul e Taiwan. Das 27 medalhas, 25 tiveram a participação de estudantes do "Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego" (PRONATEC), incluídos os 11 jovens que ganharam medalha de ouro.

Segundo Janine, "o resultado alcançado pelos estudantes brasileiros demonstra que “podemos ter a melhor educação profissional do mundo”. Ele explicou que o País alcançou a vitória tendo apenas 10% dos estudantes do Ensino Médio cursando Ensino Técnico, ao passo que Alemanha e Japão, por exemplo, ultrapassam 50%. “Imaginem o que vamos conseguir quando aumentarmos para 20, 30, 50%, quanto poderemos conseguir”, vislumbrou.

Os números alcançados também são significativos pelo fato de o governo da presidenta Dilma ter criado em 2011 “este magnífico programa que é o Pronatec”, disse o ministro. De acordo com ele, o programa significa, antes de mais nada, um compromisso muito sério do governo e do Brasil com a valorização da educação profissional e tecnológica.

É por isso que nós queremos valorizar o ensino técnico no Brasil, sob todas as suas modalidades, para que as pessoas sintam que, desde cedo, se elas têm um sonho profissional, se elas têm um caminho que elas querem trilhar, que elas tenham a melhor formação, o melhor saber para poder fazer. Tudo isso aponta um futuro muito bom.”

FONTE: do Blog do Planalto  (http://blog.planalto.gov.br/resultados-da-worldskills-mostram-que-podemos-ter-melhor-ensino-tecnico-do-mundo-diz-janine/).[Título e subtítulo entre colchetes acrescentados por este blog 'democracia&política'].

COMPLEMENTAÇÃO

Beneficiários do Bolsa Família ganham medalhas no maior torneio mundial de educação profissional

Com informações do MDS

"Dois medalhistas da edição 2015 da 'WorldSkills' comprovam, com suas histórias de superação, que as oportunidades são apenas a porta de entrada para um futuro melhor. Thiago Costa conquistou o primeiro lugar na competição de Aplicação de Revestimento Cerâmico e Weverton Silva foi o segundo colocado em Construção em Alvenaria. Ambos são integrantes de famílias beneficiárias do programa Bolsa Família e vêem a educação como instrumento de transformação de suas vidas.


O jovem Weverton Silva, de Arapiraca (AL), que conquistou a medalha de prata na WorldSkills, diz que o Bolsa Família foi fundamental para sua permanência na escola. Foto: Divulgação/Senai-AL

Thiago tem 19 anos e é do município de Bauru, no interior de São Paulo. A família é beneficiária do Bolsa Família. A mãe é dona de casa e ele tem dois irmãos menores. Ele diz que o programa ajudou a família a garantir a continuidade dos estudos. “Às vezes, precisava comprar lápis, caderno, durante a escola e com o dinheiro do Bolsa Família a minha mãe podia ajudar”, conta.

Por meio do PRONATEC, Thiago seguiu em direção à qualificação profissional e já tem sonhos para o futuro. A medalha na "WorldSkills" foi um reconhecimento dessa dedicação. “O conhecimento ninguém vai tirar de você. É muito gratificante não só representar o Brasil, mas dar um bom exemplo para os meus irmãos”, afirma.

A presidenta Dilma Rousseff, durante a recepção à delegação brasileira que participou da "WorldSkills", elogiou o desempenho de Thiago na competição e disse que exemplos como o dele comprovam o sucesso de programas como o "Bolsa Família" e o "Pronatec".

Eu falo do Thiago Costa porque ele representa um Brasil que também dá certo. Ele é medalhista de ouro. O Thiago Costa tem uma família que é beneficiária do Bolsa Família. É para isso que o Bolsa Família serve: é para que jovens brasileiros tenham oportunidades. E o Thiago Costa honra todos os jovens brasileiros. É outro exemplo importantíssimo para o país, que mostra que ele teve o respaldo familiar, também, teve o respaldo do Bolsa Família. E isso foi importante para que ele continuasse estudando. Eu tenho certeza que é para isso que o Bolsa Família serve, é para isso que essa renda serve”, disse, em seu discurso.

Bolsa Família ajudou a não perder o foco dos estudos

O auxílio do Bolsa Família também foi fundamental para manter Weverton Silva, de 21 anos, no caminho dos estudos. Ele ajudava os pais em uma feira na cidade de Arapiraca (AL) e o recurso do benefício social foi uma renda que garantiu a permanência na escola. “O Bolsa Família ajudou a não perder o foco dos estudos. Deus sabe o que a gente tinha que fazer para manter a casa”, conta.

Weverton trabalha há quatro anos na construção civil, quer estudar engenharia e deixa um recado para outros jovens. “Aproveitem as oportunidades, elas estão aí e se passarem podem não voltar mais”.

FONTE: do Blog do Planalto  (http://blog.planalto.gov.br/beneficiarios-do-bolsa-familia-ganham-medalhas-no-maior-torneio-mundial-de-educacao-profissional/).

Nenhum comentário: