terça-feira, 3 de novembro de 2015

A VERGONHOSA PERSEGUIÇÃO A LULA




A vergonhosa perseguição a Lula


Por RIBAMAR FONSECA, jornalista e escritor

"As paixões políticas, agravadas pela intolerância e o ódio gerados por políticos irresponsáveis e estimulados pela mídia partidária, ultrapassou as fronteiras do Congresso Nacional e contaminou diversos segmentos da sociedade, incluindo setores da estrutura de poder, como a Polícia Federal, o Ministério Público e a Justiça. Felizmente, são minoria os que agem, nesses setores, movidos por sentimentos políticos, mas os prejuízos que causam à confiança antes neles depositada são incalculáveis. Desde o julgamento do chamado "mensalão", que o Judiciário, por exemplo, passou a ser olhado com alguma desconfiança, pois ficou evidente a influência da mídia em decisões, visivelmente políticas, do Supremo Tribunal Federal.

O ministro Joaquim Barbosa, na época transformado em celebridade por fazer o jogo dos adversários do petismo, chegou a ser várias vezes capa da "Veja" e até cogitado como candidato à Presidência da República. Após aposentado do Supremo, porém, foi esquecido, afastado da frente dos holofotes, porque fora da Corte deixou de servir aos interesses políticos da mídia, o que acabou com o seu sonho presidencial. O ministro Gilmar Mendes, então, escandalosamente tucano, passou a ocupar o seu lugar no coração midiático, já que, por sua coloração partidária, todos parecem saber antecipadamente as suas decisões em julgamentos que envolvam questões políticas. E com isso contribui para os danos na confiança no Judiciário.

É claro que a esmagadora maioria dos membros da mais alta Corte de Justiça do país se revela isenta, como ficou evidente no julgamento que proibiu doações das empresas para campanhas eleitorais, mas o Supremo só começou mesmo a reconquistar a confiança da sociedade, abalada com o desfecho do "mensalão", após a posse do ministro Ricardo Lewandowski na sua presidência, onde restaurou a austeridade do poder, ignorando as pressões externas para a tomada de decisões. Talvez por isso, por não se deixar mais intimidar pela mídia que durante algum tempo praticamente ditava a pauta dos julgamentos, é que o Supremo hoje perdeu espaço no noticiário onde, durante a gestão do ministro Barbosa, tinha cadeira cativa.

Mas enquanto o STF se recupera, procurando efetivamente distribuir Justiça retomando o seu papel de guardião da Constituição, alguns magistrados e membros do Ministério Público deixam escapar as suas paixões políticas, dando a sua contribuição na caçada a Lula, o principal alvo das operações em andamento. Depois do fracasso do esforço para encontrar alguma coisa que o incriminasse nas investigações da Lava-Jato, os seus caçadores voltaram-se agora para a Operação Zelotes, onde se empenham em envolver os seus filhos com ações policiais que parecem mais armadas para o noticiário, já que, na verdade, não existe nada concreto que possa incriminar o filho do ex-presidente. Constata-se que os inimigos dele no serviço público, até então camuflados, começaram a por as garras de fora, dando a sua colaboração no processo de perseguição.

Na verdade, deflagrada para investigar grandes sonegadores de impostos, a Operação Zelotes acabou mudando o foco justamente para atingir Lula, através dos seus filhos, uma atitude escandalosamente direcionada que preserva os verdadeiros acusados de sonegação. Fica evidente que o objetivo da Zelotes não é pegar os sonegadores, cujos prejuízos causados aos cofres públicos ultrapassam os R$ 20 bilhões, mas o ex-presidente, de modo a afastá-lo para bem longe do Palácio do Planalto. E nessa perseguição desenfreada, que inclui criminosas capas da revista "Veja", envolvem muita gente ligada a ele, inclusive o ex-ministro Gilberto Carvalho. Parece que descobriram que o melhor caminho para atingir o alvo é primeiro mirar nos filhos e amigos. É óbvio que não estão interessados em sanear o país – prova disso não é apenas a mudança do foco da Zelotes como, também, o total esquecimento do escândalo do cartel de trens de São Paulo, o chamado "trensalão" – mas em tirar Lula da sucessão presidencial.

Além da "Veja", que na capa deste fim de semana apresenta Lula vestido de presidiário – um insulto aos brasileiros sérios – a revista "Época", dos irmãos Marinho, integrante do mesmo esquema de perseguição ao ex-presidente, também o ataca, levantando suspeitas sobre suas movimentações financeiras. Como sempre, o senador Aécio Neves, o mesmo que fica em silêncio diante das denúncias comprovadas dos milhões de reais do deputado Eduardo Cunha na Suíça, apressou-se em distribuir nota dizendo que "o PSDB vê com extrema preocupação os dados revelados pela revista Época", acrescentando que "as suspeitas reveladas pelo Coaf exigem uma ampla e profunda investigação", o que, aliás, não foi feito no caso do aeroporto de Cláudio e de Furnas. Difícil levar a sério suas declarações porque ele não tem as mesmas preocupações quando as denúncias apontam para seus aliados. É um cinismo gritante.

O ministro da Justiça, Eduardo Cardozo, também ganhou capa da "IstoÉ" no final de semana para responder as críticas do PT por não ter controle sobre a Policia Federal, que realizou operações contra o filho de Lula, esquecendo os sonegadores. "A lei é para todos", ele disse, frase destacada na capa da publicação. A lei, na verdade, deveria ser para todos, mas estranhamente não alcança os que se opõem a Dilma e ao ex-presidente, entre eles o próprio Aécio Neves. O Supremo, por exemplo, no chamado "mensalão petista", julgou muita gente que não tinha direito a foro privilegiado, enquanto os que tinham esse direito no chamado "mensalão tucano", como o ex-governador Azeredo da Silveira, foram entregues à justiça comum e seus crimes estão prescrevendo. A lei realmente é para todos, mas o sujeito que ameaçou publicamente de morte a Presidenta não está na cadeia.

O fato é que se as ações não fossem movidas por paixões políticas, todas as denúncias – e não apenas contra os petistas – deveriam ser apuradas com rigor e isenção, punindo-se todos, independente de cor partidária, comprovadamente corruptos. Infelizmente, porém, ninguém mais tem dúvidas de que todo esse circo foi montado para impedir Lula de voltar à Presidência da República. O impeachment de Dilma é apenas parte do processo, porque o alvo mesmo é o torneiro mecânico que um dia ousou ser Presidente da República e governar para o povo pobre, reduzindo as desigualdades sociais, pagando os empréstimos do FMI feitos no governo PSDB/FHC, colocando o Brasil entre as grandes potências mundiais e o tornando credor dos Estados Unidos. As elites, até então beneficiadas pelos governos anteriores, não admitem sequer a possibilidade de passarem mais quatro ou oito anos em jejum. E estão fazendo o diabo para exorcizar o fantasma de Lula."


FONTE: escrito por RIBAMAR FONSECA, jornalista e escritor. Publicado no portal "Brasil 247"  (https://www.brasil247.com/pt/colunistas/ribamarfonseca/203394/A-vergonhosa-persegui%C3%A7%C3%A3o-a-Lula.htm).

5 comentários:

JLuiz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jonas Carvalho disse...

So discordo de que as elites tenham estado em jejum estes últimos 13 anos.Apesar da grande inclusão social dos governos Lula e Dilma, as elites não deixaram de se locupletar. Os empresários,a mídia, a aristocracia rural da pecuária e do agronegócio, os bancos e financeiras, os rentistas investidores,as empreiteiras e os capitalistas especuladores ganharam rios de dinheiro nos governos Lula e Dilma, tanto quanto ganhavam nos governos anteriores e sempre. Rios de dinheiro continuaram a jorrar para o exterior com remessas de lucros das multinacionais.Estranho que estes capitalistas tenham, agora, se voltado contra os governos do PT e contra o próprio PT, pois, a rigor, tudo continuou como dantes no quartel de Abrantes.A unica coisa diferente que aconteceu foi o governo ter transferido um pouco de renda para os miseráveis, via programas sociais.O PT simplesmente substituiu a social-democracia do PSDB,que agora virou partido da direita reacionaria e entreguista.

Unknown disse...

Ao Jonas Carvalho,
Você tem razão. A classe dominante não deixou de se locupletar, e cada vez mais, nos últimos 13 anos. Apesar disso, ela ficou incomodada porque os miseráveis e pobres pela primeira vez melhoraram um pouco, entrando na frente dos que se julgam "elite" nos check-in dos aeroportos, filas de restaurantes, de cinemas, ocupando vagas nos estacionamentos, enfim, perturbando o conforto dos ricos.
Mas isso não explica tudo. Tentei mostrar a grande razão de, apesar de os ricos terem ganhado com os governos PT, quererem derrubar Dilma e destruir Lula. Sugiro a leitura da minha postagem de 01/ Nov "O porquê do esperto Plano Temer/PMDB" (http://democraciapolitica.blogspot.com.br/2015/11/o-porque-do-esperto-plano-temerpmdb.html). São interesses dos poderosos que governam o mundo que estão interferindo no Brasil e causando a atual grave crise.
Maria Tereza

Jonas Carvalho disse...

Tereza, eu li "O porque do esperto plano Temer/PMDB" quando você o postou.Eu leio todos os artigos postados em "Democracia&Politica" desde 2014 e sempre estou indicando este blog para amigos e conhecidos. Parabéns pelos seus artigos, seus comentários muito oportunos.Com seu blog você presta um relevante e inestimável serviço ao Brasil na conscientização de todos os brasileiros.Longa vida para "Democracia&Politica".

Unknown disse...

Ao Jonas Carvalho,
Muito obrigada!
Também não mereço tanto. Mas é sempre bom um elogio para incentivar nosso esforço de fazer o melhor possível e com coerência com nossa compreensão dos fatos e com nossos princípios.
Maria Tereza