sábado, 28 de novembro de 2015

"CONVERSEI COM O TEORI" OU "COM O TÓFFOLI" SERIA IGUAL À "CONVERSEI COM O LULA"?





A propaganda acima estava presente em quase todos os bondes

Prisão de Delcídio expõe o risco da delação “genérica” e à eficácia do “Rhum Creosotado”

Por FERNANDO BRITO, no blog "Tijolaço"

"Repare o leitor que não houve – e nem poderia haver, tamanha a imundície – um pio de protesto ante a prisão do Senador Delcídio Amaral.

E não pode haver, porque é inequívoca a prova de que não apenas ele estava praticando um crime como perpetrando outro, o de dar fuga a Nestor Cerveró.

Abstenho-me de comentar o nojo da situação porque mantenho este blog limpo.

Curioso é que as provas não foram obtidas pela Polícia Federal nem pelos guapos rapazes do Ministério Público, mas pelo filho de Cerveró, animado pelo legítimo direito de – já que estamos numa feira judicial – de negociar (veja como o termo é adequado) a delação premiada do pai.

E ponto, terminam aí as virtudes do episódio.

Começam, então, os episódios, características e, pior, as projeções lógicas que traz com ele, tão ou mais repugnantes.

A primeira delas é a tristíssima constatação que o senso de Justiça do Supremo Tribunal Federal só é como deveria ser para todos quando ofendida a honra de seus integrantes.

Se o senhor – já antecipo a perda iminente do título de Senador – Delcídio Amaral tivesse dito que “já conversou” comigo ou com o prezado leitor e a querida leitora [ou com Lula] sobre como livrar Cerveró, estaríamos nós, inapelavelmente, execrados nas páginas dos jornais como cúmplices.

Sem dó nem piedade.

Aliás, estariam assim os senhores Ministros do STF se a gravação tivesse, antes de chegar ao conhecimento do Supremo, sido entregue ao Superior Tribunal da "Veja". Ou, talvez, tenha chegado – tal é a cumplicidade que se formou entre ela e a República do Paraná e os tenha salvo, coitados, pelo “Rhum Creosotado” da citação ao [aliado] Ministro Gilmar Mendes, o qual, claro, "não vem ao caso".

Ninguém irá imaginar se “ser conversado” é prática no STF ou se, como Esteves, o banqueiro Daniel Dantas “conversou” com alguém [para obter no STF aqueles famosos habeas corpus instantâneos e seguidos].

Com toda a razão – e sobretudo, com todos os meios – Suas Excelências puderam dar fim, desde o início, a qualquer especulação, sem prova, sobre sua honra e honestidade.

Mas, a esta altura, manifestarem-se indignados pelo vazamento de informações da Lava-Jato é, convenhamos, reafirmar a refrescância da pimenta em olhos alheios.

Daí vem a segunda inevitável reflexão.

A delação premiada de Cerveró, está evidente, foi negociada com uma ratoeira para pegar Delcídio – e, de quebra, o banqueiro André Esteves, que apesar de eleitor de Aécio e pagador de suas despesas pessoais , virou petista de carteirinha na mídia – e o episódio de ontem terá desdobramentos.

Quanto valerá agora o único caminho da defesa de Delcídio Amaral e de André Esteves, uma nova delação premiada?

Devo estimular a imaginação dos leitores sobre o que ela conteria?

E preciso perguntar se a credibilidade do “conversei com o Lula” teria seria a mesma que se teve ante o “conversei com o Teori” ou o “conversei com o Tóffoli” ou ainda o “vou pedir ao Temer para conversar com o Gilmar”.

A espiral de delações, que empresta credibilidade a tudo o que dizem homens desesperados diante da evidência de suas falcatruas, turbinada por um Ministério Público e uma Polícia que têm alvos pré-determinados e uma imprensa histericamente partidarizada inevitavelmente conduz a isso.

Agora imagine se, para completar a “cruzada moral”, sob o apoio da indignação moral de todos com o papel dos roedores que caíram na ratoeira, os ratos passam a guinchar suas delações, para fruir de tudo, embora com as anilhas eletrônicas do laboratório do Dr. Moro presas às patinhas?

Ah, sim, porque queijo guardado eles têm e muito.

Deu-se assim o resultado da ausência da política e da polêmica.

Quando ela passa a um plano inferior, sobram os Esteves, os Delcídios, os Cunha.

Os que “viabilizam”.

E, quando podem ser lenha para fazer arder uma política progressista, nacionalista e inclusiva, são solenemente lançados ao fogo por seus pares. Diga-se, não sem “méritos” para isso, embora sejam apenas uns entre muitos que se beneficiam do inverso dessa política.

O Supremo fez o que muita gente neste país desaprendeu a fazer: exerceu seu poder.

Quem não faz isso, cai.

A menos que o ilustre passageiro seja salvo por algum Rhum Creosotado."

FONTE: escrito por FERNANDO BRITO, no seu blog "Tijolaço"
   (http://tijolaco.com.br/blog/prisao-de-delcidio-expoe-o-risco-da-delacao-generica/). [Título, imagens e trechos entre colchetes acrescentados por este blog 'democracia&política'].

Nenhum comentário: