domingo, 29 de novembro de 2015

COMO TRANSFORMAR O QUE É MORAL E DIGNO EM OBSCURO E SUSPEITO




Como transformar o que é moral e digno em obscuro e suspeito

Por FERNANDO BRITO

"Vejam vocês como é tratada a informação na imprensa brasileira.

Você é ministro das Minas e Energia e está estudando a nomeação de um servidor de carreira, com 18 anos de casa, para um posto na Petrobras.

No seu partido, há um Senador que foi diretor da empresa e que teve aquele servidor como subordinado.

Então, você pergunta: Senador, o que acha do fulano, ele é pessoa séria, bom profissional?

E o Senado diz que é ótimo, capacitado, dedicado e honrado.

O que tem isso, senão o cuidado de ter informações sobre alguém e até, afinal, uma prova de que queria escolher corretamente?

Mas a manchete do "Estadão" é “Delcídio diz à PF que Dilma o consultou em 2003 sobre nomeação de Cerveró na Petrobras

Agora, revelado quem era Delcídio Amaral, sob a capa de homem respeitável e até depois da prisão não foi apenas o senador Aloysio Nunes Ferreira o único oposicionista a fazer-lhe um rosário de elogios, fica fácil transformar qualquer conversa com ele em “indício de crime”.

Como se qualquer pessoa pudesse achar que Dilma, com o comportamento que tem, pudesse ter um diálogo na base do “E aí, Dedé, aquele farol alto-farol baixo lá da Petrobras, tem jogo?”

Seria noticia se, sim, Dilma o tivesse consultado e ele apontado qualquer irregularidade no comportamento de Cerveró e ela teimado, ainda assim, em nomeá-lo. E isso Delcídio não iria fazer justamente por Cerveró ser seu cupincha.

Só lá pelo meio da matéria é que Delcídio fala que foi nomeado diretor de Gás e Energia na empresa, em 1999, um ano depois que assinar ficha do PSDB, atendendo a convite do então presidente da República Fernando Henrique Cardoso, diretoria na qual Cerveró era seu gerente executivo.

Não se pergunta quem o indicou, como não se pergunta quem o colocou como Secretário Executivo – e depois, por quatro meses Ministro das Minas e Energia – no governo Itamar Franco, onde FHC foi ministro.

Claro, isso não vem ao caso.

O que importa é transforma uma consulta normal, lógica e absolutamente técnica em algo que aparente cumplicidade política e (i)moral."

FONTE: escrito por FERNANDO BRITO em seu blog "Tijolaço"  (http://tijolaco.com.br/blog/31776-2/).

Nenhum comentário: