quinta-feira, 26 de novembro de 2015

QUEM É ANDRÉ ESTEVES, "O AMIGO DO AÉCIO"


O banqueiro André Esteves durante festa de 15 anos do jornal "Valor Econômico", em maio passado  (Foto: Raquel Cunha/Folhapress) (04/05/2015)

Quem é André Esteves, o banqueiro preso pela PF

Dono do BTG Pactual é o 13º mais rico do Brasil, com fortuna estimada em US$ 2,5 bilhões

"André Esteves, preso na quarta-feira 25 pela Polícia Federal, sob acusação de atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato ao lado do senador Delcídio do Amaral, é um dos executivos do mercado financeiro mais influentes do Brasil.

Dono de uma fortuna estimada em 2,5 bilhões de dólares, Esteves é o 628º homem mais rico do mundo e 13º do Brasil segundo a revista "Forbes". Sua carreira teve início no então "banco Pactual", em 1989. Quatro anos depois, ele já era sócio do banco e, em 2002, assumiu a presidência da instituição financeira.

Em 2006, Esteves, que detinha cerca de um terço do "Pactual", coordenou a venda do banco para o suíço "UBS". No ano seguinte, Esteves assumiu a chefia da divisão global de fundos de renda fixa do 'UBS", mas em 2008 deixou a instituição suíça para fundar a "BTG", uma firma de investimentos. Em 2009, anunciou a recompra do "Pactual" e a fusão das duas companhias, dando origem ao "BTG Pactual".

Durante a formação da instituição financeira que comanda, considerada um investimento audacioso e brilhante, Esteves ganhou destaque na imprensa brasileira por seu perfil considerado arrojado. Foi capa de revistas como "Época", "Exame", "Época Negócios" e "IstoÉ Dinheiro", que em dezembro passado o descreveu como “defensor ferrenho da meritocracia” e o escolheu “empreendedor do ano nas finanças”. Em 2011 e 2012, em eleição organizada por "CartaCapital" na qual votam empresários brasileiros, figurou na lista de executivos mais admirados do País.

O banqueiro foi capa das principais revistas de economia do Brasil

["O AMIGO DE AÉCIO NEVES". O QUAL, POR SUA VEZ É "O AMIGO DO SENADOR PERRELLA" (Aquele cujo helicóptero foi flagrado carregando meia tonelada de cocaína)]

Em 2013, Esteves se viu envolvido em uma polêmica relacionada ao senador Aécio Neves (PSDB-MG). Após o casamento com a ex-modelo Letícia Weber, em outubro daquele ano, o tucano fez sua viagem de lua de mel para Nova York. As passagens aéreas e a reserva de três noites no mundialmente famoso "Waldorf Astoria", hotel cinco estrelas da metrópole norte-americana, foram pagas pelo BTG Pactual.

Segundo o jornal "O Globo", que noticiou o fato, as passagens e estadia eram cortesia por um convite feito pelo "BTG Pactual" para Aécio fazer uma palestra nos Estados Unidos.

Também em 2013, Esteves se tornou sócio da Petrobras por meio do "BTG", que comprou metade das operações da "Petrobras Oil & Gas" na África por 1,5 bilhão de dólares.

No início de 2015, Esteves apareceu na "Lava Jato", que investiga a estatal petrolífera brasileira. Em sua delação premiada, o doleiro Alberto Youssef disse ter intermediado e pagado propina em um negócio entre a "Derivados do Brasil" e a "BR Distribuidora", subsidiária da Petrobras. A "Derivados do Brasil" teria participação de Esteves, que negou ter contato com Youssef ou ter participado de qualquer irregularidades."

FONTE: da revista "CartaCapital"  (http://www.cartacapital.com.br/politica/quem-e-andre-esteves-o-banqueiro-preso-pela-pf-1459.html). [Título e subtítulo entre colchetes acrescentados por este blog 'democracia&política']

Nenhum comentário: